Plenário

Dia da Pessoa com Deficiência deverá ser incluído no Calendário da Capital

Vereador Paulo Brum destaca importância de conscientização sobre diversos tipos de deficiência

  • Pedestres atravessam faixa de segurança.
    Proposta visa debater inclusão de deficientes e pessoas com necessidades especiais no dia a dia (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Tribuna popular: Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul discute primeira exposição de tecnologia assistiva e inclusão. Na foto, o vereador Paulo Brum.
    Vereador Paulo Brum no plenário da Câmara Municipal (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei do vereador Paulo Brum (PTB), que inclui o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre. A data é comemorada anualmente em 3 de dezembro.

“O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro de 1992. A partir de então, a cada ano, no dia 3 de dezembro, é estimulada uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, tanto na instância nacional como na municipal”, diz o vereador. Ele complementa: “Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, promover os direitos humanos, conscientizar a população sobre assuntos que envolvam os diversos tipos de deficiência do ser humano, celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar na inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e as políticas que o afetem”.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)