Plenário

Dia do Soldado é celebrado na Câmara de Porto Alegre

  • Período de Comunicações em homenagem ao Dia do Soldado.
    Militares prestigiaram homenagem realizada no Plenário Otávio Rocha (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Período de Comunicações em homenagem ao Dia do Soldado. Na foto, General de Exército Geraldo Antonio Miotto, Comandante Militar do Sul
    Em nome do Exército, general Geraldo Antonio Miotto agradeceu a homenagem (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na tarde desta quinta-feira (22/08), Período de Comunicações em homenagem ao Dia do Soldado, celebrado oficialmente no dia 25 de agosto. A sessão, proposta pela Mesa Diretora do Legislativo, foi presidida pela vereadora Mônica Leal (PP), que da tribuna lembrou que na data de hoje completam–se três anos da partida do seu pai, Pedro Américo Leal. “Ele foi um militar nato e genuíno, coronel da arma de Infantaria, que até no trato com seus funcionários de gabinete, já como político, não deixava de lado a mentalidade do campo de treinamento e avisava: 'Façam o possível e tentem o impossível para cumprir uma missão', pois, os mesmos eram como seus soldados”, disse.

Citando que a data é alusiva ao nascimento do marechal Luiz Alves de Lima e Silva - o Duque de Caxias -, patrono do Exército Brasileiro e de todos os soldados, Mônica Leal destacou o papel do Exército no país. “Para o estabelecimento de um Brasil de paz para uma sociedade de bem, atua o Exército Brasileiro, instituição de grande credibilidade, por meio de seus bravos soldados, nos assegurando dignidade, liberdade e direito de ir e vir”, afirmou.

A parlamentar ressaltou a atuação do Exército no apoio à Segurança Pública dos Estados, em campanhas nacionais como as de vacinação e combate à doenças, no auxílio quando ocorrem enchentes e calamidades públicas, no controle das fronteiras, no acesso à áreas difíceis, em grandes obras viárias e em eventos esportivos. “Citando esses dois últimos aspectos, destaco a participação dos nossos militares atletas, que tiveram um desempenho histórico nos recentes Jogos Pan-Americanos de Lima, quando conquistaram 54% do total de medalhas conquistadas pela delegação brasileira, contribuindo para que o Brasil alcançasse o 2º lugar no Pan, e lá estão nossos sargentos e soldados. E também lembro a importante obra viária na BR-116, no trecho entre os municípios de Barra do Ribeiro e Guaíba recentemente finalizada, que passou a ser executada pelo Exército por meio do seu 4º Grupamento de Engenharia”, afirmou. 

Mônica Leal ainda fez referência à participação feminina no Exército, lembrando que atualmente as mulheres podem prestar o Serviço Militar de forma espontânea, desempenhando funções nas mesmas condições dos oficiais homens, “mas sem deixar de desafiar o conceito tradicional de soldado profissional secularmente associado à valentia como atributo exclusivo masculino, colaborando e agregando valor de uma forma toda especial e diferenciada, mudando padrões, visões e quebrando tabus”. 

Exército 

O comandante Militar do Sul, general Geraldo Antônio Miotto, afirmou que representa os 52 mil militares do Exército Brasileiro na data de hoje. “Hoje nós comemoramos o Dia do Soldado, dia do nascimento de Caxias, o homem que organizou o Exército na época da Guerra da Tríplice Aliança, um pacificador das revoltas na época do Império”, disse, enfatizando os artigos do tratado do Ponche Verde, firmado na cidade de Dom Pedrito. “Eles são exemplos no dia de hoje, cito: o esquecimento de todos os atos praticados pelos republicanos durante a luta; o direito de propriedade garantido; a garantia da liberdade de todos os escravos, quando a escravatura ainda não havia sido abolida neste país, entre outros”, lembrou. 

Miotto reforçou que o Exército de ontem é o mesmo de hoje, pois segue os mesmos valores e a mesma missão. “Somos o Exército que lutou pela soberania nacional e que luta pela igualdade racial. Hoje, na academia militar, temos 35% dos oficiais que são afro-brasileiros e levamos como lema morrer se for preciso, matar nunca”, declarou, afirmando que o Exército é uma instituição de Estado. “Os governos passam, o Exército permanece. Os senhores podem confiar, cumprimos com a lei, com a Constituição Federal. Brasil, acima de tudo”, concluiu.

Também prestigiaram a homenagem: o general José Carlos de Nardi; o chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sul, Carlos André Alcântara Leite; o assessor de tecnologia do Comando Militar do Sul, general Amir Kurban; assessor de Relações Institucionais do Comando Militar do Sul, general Luiz Padilha; o comandante do 5ª Esquadrão de Transporte Aéreo da Ala 3, tenente-coronel aviador Fabiano da Rosa; o procurador de justiça militar José pereira Gomes; e a representante da Capitania dos Portos de Porto Alegre, capitã-tenente Melina Paim. 

A solenidade contou com a participação da Fanfarra do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, que executou o Hino Nacional, a Canção do Soldado e o Hino Riograndense.

Texto

Lisie Bastos Venegas (reg.prof. 13.688)
Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Dia do Soldado