Plenário

Dia Municipal da Defesa Civil é lembrado na Câmara

  • Homenagem ao dia municipal da Defesa Civil. Orador: Coronel Paulo Ricardo Chies, coordenador geral da Defesa Civil.
    Funcionários da Defesa Civil acompanharam a homenagem (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Homenagem ao dia municipal da Defesa Civil. Na foto, o secretário municipal de segurança Kleber Senisse, o vereador Mauro Pinheiro e o coordenador geral da Defesa Civil Coronel Paulo Ricardo Chies.
    Kleber Senisse, Mauro Pinheiro (c) e Paulo Ricardo Chies (fundo) (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O transcurso do Dia Municipal da Defesa Civil foi homenageado, durante o período de Comunicações da sessão ordinária desta quinta-feira (26/10), no Plenário Otávio Rocha, da Câmara Municipal de Porto Alegre. Proposta pela Mesa Diretora, a sessão foi presidida pelo vereador Mauro Pinheiro (Rede) e prestigiada pelo secretário municipal de Segurança, Kleber Senisse, e o coordenador geral da Defesa Civil, coronel Paulo Ricardo Chies.

Chies destacou que, quando recebeu o convite para gerir a Defesa Civil, se sentiu realizado por, depois de 24 anos de carreira no Exército, estar agora á frente da corporação. "Trabalhando por uma população carente e passando por diversos riscos e intempéries  no nosso do dia-a-dia, a corporação trabalha com espírito de sacrifício, mas seu profissionalismo impera." O coordenador disse ainda que, no cumprimento do dever e na capacidade de cada um, mesmo nos desastres como o da na Vila Humaitá, estão sempre unidos e apoiados em diversos braços do Executivo e dos órgãos que atuam nessas ocasiões. "Foi um dos maiores desafios. Mesmo quando os meios necessários não são oferecidos conforme as necessidades, vemos como uma ação humanitária faz a diferença através da integração." Chies ressaltou que as ações em prol da Defesa Civil que tramitam na Casa só prosperarão se houver apoio dos vereadores. "Coordenar os “meninos de laranja” me torna um profissional realizado. Seu trabalho anônimo e constante é que nos faz continuar querendo fazer mais e melhor por nossa população. Gestos de homenagem como este da Câmara Municipal dignificam nosso trabalho."

A vereadora Comandante Nádia (PMDB) destacou que a Defesa Civil, infelizmente, somente é lembrada nos momentos de sinistros e catástrofes. “Parabéns à Mesa Diretora por essa homenagem aos homens e mulheres que, diante de dificuldades de recursos humanos e materiais, com criatividade, fazem a diferença em Porto Alegre”, disse. Nádia ainda salientou o enorme número de pessoas que foram resgatadas pelo órgão, além de crianças amparadas e árvores caídas prejudicando o trânsito. “Vocês são nossos heróis”, concluiu.  

Adeli Sell (PT) enfatizou situações que muitas vezes dificultam a atuação da Defesa Civil. “Talvez sejamos o estado brasileiro com mais árvores. Adeli disse ainda que, em algum momento da vida, a sociedade depende da ação da Defesa Civil. “Nós precisamos de um espaço equilibrado. Vida longa a esse órgão que trabalha com muito suor para fazer uma boa obra”, finalizou.

Responsabilidade

Reginaldo Pujol (DEM) enfatizou a importância da homenagem e a responsabilidade que o órgão tem para com a sociedade. “Estou colocando na tribuna minhas preocupações. É um trabalho de extrema responsabilidade e, cada vez mais, se faz necessária a integração nesse esforço. Com firmeza e segurança, a Defesa Civil tem a confiança da população”, afirmou.

Tarciso Flecha Negra (PSD) ressaltou que a Guarda Civil é merecedora de aplausos por parte dos vereadores e de toda a sociedade. “Porto alegre é grande, e vocês conseguem se desdobrar para ajudar as pessoas. Acho que nós, vereadores, temos que olhar com mais carinho pela Defesa Divil, porque vocês trabalham para o ser humano”, disse.

Delegado Cleiton (PDT) referiu os servidores da Defesa Civil como sendo heróis que aparecem nos momentos mais difíceis. Segundo ele, nos momentos de mazela e destruição, os servidores fazem um trabalho que faz toda diferença. "Lembro de um episódio que presenciei vendo o trabalho realizado pelos profissionais da instituição e pude perceber o quanto precisam ser valorizados. Toda a população precisa ter respeito por esta instituição e reconhecer o seu valoroso trabalho", concluiu.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
           Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)