Bancada do PT

Dinheiro do transporte público em conta pública

Bancada do PT lança campanha pela derrubada de veto do Executivo

  • Campanha #CâmaraDerrubaoVeto-Emenda4 Bancada PT
    Campanha #CâmaraDerrubaoVeto-Emenda4 da Bancada do PTAlegre
  • Campanha #CâmaraDerrubaoVeto-Emenda4 - Bancada do PT (Carris)

Foto: Marta Resing
    Campanha #CâmaraDerrubaoVeto-Emenda4 - Bancada do PT (Carris) Foto: Marta Resing

Nesta terça-feira (7/3), a Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Municipal de Porto Alegre lançou uma mobilização para derrubar o veto do Executivo à emenda, aprovada no ano passado, que determina que o dinheiro arrecadado com a venda da passagem de ônibus seja depositado numa conta pública. Atualmente, os recursos são depositados numa conta da Associação de Transportadores de Passageiros (ATP). Isso acontece desde 2005, quando um decreto do então prefeito José Fogaça determinou que os valores fossem para a conta administrada pelas empresas de ônibus.

Pela manhã, em frente à sede da Companhia Carris, a vereadora Sofia Cavedon e os vereadores Aldacir Oliboni e Marcelo Sgarbossa estiveram denunciando a ameaça do prefeito Marchezan Jr. de privatização da estatal, e também informando trabalhadoras/es e passageiras/os sobre a campanha #CâmaraDerrubaoVeto-Emenda4. A votação do veto no plenário está prevista para esta quinta-feira (9/3), na sessão que começa por volta das 14h.

A Bancada petista estima que a arrecadação obtida com o valor das passagens chegue a R$ 3 milhões por dia. “Temos cerca de 800 mil pessoas usando o transporte público diariamente na Capital. Como a tarifa é de R$ 3,75, a conta da ATP recebe em torno de três milhões de reais a cada dia”, afirmam parlamentares do PT.

“Essa é uma receita pública que se for administrada de forma transparente pode qualificar o serviço de transporte e ajudar a baratear a passagem. Do jeito que está hoje, o lucro gerado nessa conta vai direto para as empresas privadas”, destaca Sgarbossa.

Para conseguir a derrubada do veto, a Bancada quer o apoio da sociedade. “Precisamos pressionar as vereadoras e vereadores para que derrubem esse veto”, ressalta Sofia. Quem quiser pressionar a Câmara pode ligar para (51) 3220.4100 ou acessar o site www.camarapoa.rs.gov.br/vereadores e entrar em contato direto com o gabinete de cada parlamentar.

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)