Comissões

Direção de escola na Cruzeiro relata problemas estruturais à Cece

Professores da Escola Vereador Martim Aranha também reclamam que não há diálogo com a Smed.

  • Vereadores visitam a escola Vereador Martin Aranha Na foto, a diretora da escola, Lúcia Regina Possebom Martins
    Lúcia Martins disse que escola é “refúgio” da comunidade contra a violência e o tráfico (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereadores visitam a escola Vereador Martin Aranha. Na foto, vereadores Tarciso Flecha Negra, Matheus Ayres e Reginaldo Pujol
    Vereadores pretendem conversar com o secretário de Educação sobre demandas da escola (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Na tarde desta terça-feira (23/5), os vereadores da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre visitaram a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Martim Aranha, que fica na Vila Cruzeiro do Sul, no Bairro Santa Tereza, zona Sul da Capital. Durante a visita, os parlamentares ouviram queixas da direção e professores sobre os problemas estruturais da instituição e a falta de diálogo junto à secretaria municipal de Educação (Smed).

Ao receber os vereadores, a diretora da escola, Lúcia Regina Possebon Martins, explicou que a escola é um dos poucos “refúgios” da comunidade, assolada pela violência e pelo tráfico de drogas. Em seguida, ela expôs as dificuldades que a instituição enfrenta no cotidiano. “Nosso maior problema é a falta de recursos humanos.  Atualmente, temos 200 horas/aula ociosas, o que prejudica o pleno atendimento aos alunos”, afirmou.

Lúcia relatou também que a instituição sofre com invasões e depredações, frutos da falta de segurança no local. “Temos guardas apenas na parte da noite. Foram colocadas algumas câmeras, mas a direção não foi qualificada para explorar o recurso e elas não substituem o material humano”, ressaltou. Segundo a diretora, há também complicações na rede elétrica e infiltrações, além de o esgoto estar constantemente entupido. “Nossa internet ainda é via rádio, e a sala de informática é totalmente precária”, completou a diretora, entregando ao presidente da Cece, vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), um relatório com as demandas citadas.

Dificuldades

Para o professor de Filosofia e Educação Ambiental Vicente Medaglia, que leciona há cerca de três anos na escola, o governo municipal induz ao desmonte da educação no município. “O fim das reuniões pedagógicas imposto pela Secretaria acarreta no isolamento dos professores e no fim de um planejamento voltado ao vínculo do aluno com o professor, que é fundamental para o desenvolvimento do estudante”, declarou ele. O educador aponta ainda que a uma rede bem construída, com professores valorizados, é fundamental para a boa formação escolar.

Após o encontro, os parlamentares da Cece foram até o ginásio de esportes da instituição, que também se encontra em más condições, com parquês soltos, teto esburacado e equipamento esportivo comprometido. Eles também acompanharam uma apresentação de dança feita pelos alunos durante o intervalo da aula.

Durante a reunião, o vereador Tarciso Flecha Negra se mostrou preocupado com o que foi apresentado. “A educação é o carro-chefe de um país, pois é da escola que os cidadãos saem formados”, declarou. Ao final, Tarciso se comprometeu a levar as demandas apresentadas até a Smed. “Vamos conversar diretamente com o secretário, pois as necessidades encontradas aqui são urgentes”, salientou. Também estiveram presentes na visita os vereadores Matheus Ayres (PP), Reginaldo Pujol (DEM) e Alvoni Medina (PRB).

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)