Comissões

Diretor da EPTC não comparece à reunião que trataria das tarifas

Marcelo Soletti agora será convocado pelos vereadores, que criticaram ausência do diretor.

Planilha de cálculo da tarifa do transporte público de passageiros de Porto Alegre, estudo das isenções, bem como qualidade dos serviços. Na foto: Vereadores Roberto Robaina,  Valter Nagelstein, Fernanda Melchionna, Dr. Goulart e Prof. Wambert.
Vereadores pedirão audiência com o prefeito Nelson Marchezan Jr (Foto: Josiele Silva/CMPA)

Convidado pela segunda vez pela Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre para discutir a planilha de cálculo da tarifa e demais questões relativas ao transporte público da Capital, o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Marcelo Soletti, novamente deixou de comparecer ao Legislativo. Ele não justificou a ausência. Com isso, a reunião da comissão, prevista para a tarde desta terça-feira (21/3), foi suspensa.

A EPTC deslocou apenas funcionários do quadro técnico para o encontro, o que foi criticado pelos parlamentares da Cuthab. “Apesar de todo o conhecimento que dispõem, eles não representam a instituição politicamente”, afirmou o presidente da comissão, vereador Dr. Goulart (PTB). Na mesma linha, Fernanda Melchionna (PSOL) lamentou a ausência de Soletti e sublinhou que a discussão sobre o aumento das passagens é política. “O governo encaminhou ao Comtu (Conselho Municipal de Transportes Urbanos) a proposta de reajuste sem aguardar a auditoria do Tribunal de Contas do Estado, descumprindo a ideia de transparência”, disse a vereadora.

Valter Nagelstein (PMDB) ressaltou que a iniciativa de não realizar a reunião não configura um demérito ao corpo técnico da EPTC. “Essa questão afeta mais de um milhão de porto-alegrenses todos os dias. A presença do (Marcelo) Soletti é imperiosa”, destacou. Já Roberto Robaina (PSOL) afirmou que a ausência do diretor-presidente simboliza a distância do Executivo com o Legislativo. “A capacidade da Câmara em intervir nos problemas da cidade está diminuída”, reiterou. O vereador Professor Wambert (PROS) considerou o episódio “um desrespeito ao parlamento”.

Encaminhamentos

Reiterando a importância do tema e a necessidade de um diálogo direto com os responsáveis políticos, os vereadores membros da Cuthab solicitarão, com base no Artigo 35 do Regimento Interno da Câmara Municipal, a convocação expressa do diretor-presidente da EPTC para discutir o cálculo da tarifa, as isenções e a qualidade do transporte rodoviário em Porto Alegre. A comissão também solicitará uma audiência com o prefeito municipal Nelson Marchezan Júnior para abordar temas relativos ao transporte público da Capital, dentre eles o modal hidroviário.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)