MEIO AMBIENTE

Diretora do MMA apresentará atual cenário da logística reversa em Seminário na Câmara

Encontro, realizado por iniciativa do Vereador Carús, ocorre nesta sexta-feira, das 8h30 às 18h, no Plenário Ana Terra, e abre oficialmente a Semana Lixo Zero Porto Alegre

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 20, a Câmara de Porto Alegre sedia o Seminário de Logística Reversa – Lixo Zero, por iniciativa do presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, Vereador André Carús. O encontro, que ocorre das 8h30 às 18h, no Plenário Ana Terra da Câmara (Av. Loureiro da Silva, 255, 2º andar), abre oficialmente a Semana Lixo Zero Porto Alegre, promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil. Autoridades nacionais, como a diretora do Departamento de Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos do Ministério do Meio Ambiente, Zilda Maria Faria Veloso, estarão presentes. 

Carús destaca que o objetivo do encontro é promover uma atualização do atual estágio de implantação dos acordos setoriais e conhecer iniciativas bem-sucedidas no setor. “A implantação da logística reversa no Brasil possui inúmeras dificuldades. Porém, há muitas iniciativas importantes em andamento. Além de conhecer essas experiências, o Seminário visa à sensibilização. Todos somos responsáveis pelos resíduos que geramos e temos que nos incluir, urgentemente, no ciclo do pós-consumo.”

Pela amanhã, além da abertura oficial da Semana Lixo Zero Porto Alegre, a diretora do Ministério do Meio Ambiente apresentará uma atualização do cenário dos acordos setoriais de logística reversa do país e responderá a perguntas dos participantes. O turno da tarde terá a apresentação de cases e iniciativas de logística reversa em áreas como eletrônicos, embalagens, pneus e instituições públicas. Representantes de entidades nacionais, como a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e a Reciclanip, entidade criada pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), irão mostrar como conseguiram implantar redes de logística reversa e os desafios da área. 

O Seminário terá ainda a participação do Ministério Público Estadual, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Núcleo Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento é gratuito e as vagas são limitadas à capacidade do Plenário Ana Terra. As inscrições serão feitas na hora do evento, por ordem de chegada. Não serão fornecidos certificados. 

Para fechar o primeiro dia de atividades da Semana Lixo Zero Porto Alegre haverá, a partir das 19h, um happy hour no Quintal Cultural, Arte e Gastronomia (Rua Luiz Afonso, 549). O local, que passou por reformas recentemente, realizou o reaproveitamento dos resíduos da construção civil na mesma obra, possui cuidado especial com a separação de resíduos e utiliza na cozinha os temperos plantados nas hortas do Quintal.

Para confirmar presença e ficar por dentro das novidades do evento, clique aqui

Programação:
MANHÃ
8h30: Inscrições por ordem de chegada

9h: Abertura Oficial da Semana Lixo Zero Porto Alegre
- Vereador André Carús, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal
- Cecília Crancio, representante do Instituto Lixo Zero Brasil em Porto Alegre e Coordenadora da Semana Lixo Zero Porto Alegre 

9h30: Zilda Maria Faria Veloso, diretora do Departamento de Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos do Ministério do Meio Ambiente 
Tema: Cenário atual dos acordos setoriais de logística reversa – Avanços e Desafios
- Zilda é responsável pela coordenação de programas relacionados à implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no âmbito do Ministério do Meio do Ambiente e participa da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Representa a Autoridade Competente brasileira da Convenção de Basiléia sobre Movimentos Transfronteiriços de Resíduos Perigosos e seu Depósito (desde 1993) e é conselheira do CONAMA.
PERGUNTAS

12h: Intervalo para Almoço

TARDE 
13h30: Dra. Annelise Steigleder, Promotora de Justiça do Ministério Público Estadual 
Tema: A Logística Reversa no Rio Grande do Sul
- Annelise sempre atuou em promotorias de Defesa Comunitária. Há nove anos trabalha na Promotoria de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre. Em 2001, começou a lecionar na Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), onde atualmente é professora do curso de graduação em Direito na disciplina de Direito Ambiental. Formou-se na UFRGS em 1995 e é mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná.
13h50: Perguntas

14h: Dr. Luis Felipe Nascimento, da Escola de Administração da UFRGS 
Tema: Cadeias Sustentáveis e Experiências de outros países em logística reversa 
- Nascimento é engenheiro elétrico, com mestrado em Engenharia de Produção pela UFSM,  doutorado em Economia e Meio Ambiente pela Universität Gesamthochschule Kassel, da Alemanha, e pós-doutorado na University of Massachusetts (EUA). Pesquisador do CNPq, há 20 anos criou a disciplina Gestão Socioambiental na Empresa na UFRGS. Tem como temas de interesse a educação para a sustentabilidade e sustentabilidade em cadeias de suprimento. 
14h20: Perguntas

14h30: Dra. Patrícia Antunes Laydner, juíza de direito e coordenadora da Unidade Ambiental ECOJUS 
Tema: Gestão Ambiental e Logística Reversa no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
- Patrícia é juíza de direito da 3ª Vara Cível de Guaíba, coordenadora da Unidade Ambiental do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul - ECOJUS e coordenadora do Núcleo de Estudos de Direito Ambiental da ESM. Possui diploma de Direito Francês e Europeu pela Universidade de Sabóia, na França, mestrado em Direito Ambiental pela Universidade de Paris XI, e doutorado em Direito pela Universidade de Paris IX (Paris Saclay). 
14h50: Perguntas

15h: Intervalo 

15h30: Ricardo Brodt Leistner Jr., gerente da empresa JG Recicla 
Tema: Logística reversa de Eletrônicos no Rio Grande do Sul 
- Administrador de empresas pela Sociedade Educacional de Santa Catarina, especialista em processos gerenciais, atuante em projetos sociais de geração de renda e inclusão digital, especializado em Gestão de Resíduos Eletroeletrônicos, tendo atuado nas políticas nacionais de reciclagem de computadores e logística reversa. Gerente da Empresa JG Recicla, empresa com 15 anos de atuação no mercado de reciclagem e gestão de resíduos eletroeletrônicos.
15h50: Perguntas

16h: Matheus Martins Guimarães Siqueira, coordenador Técnico de Meio Ambiente  da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos de Curitiba (Abihpec) no Brasil, e Alessandro Soares, da Cooperativa Mãos Verdes e coordenador do Programa Dê a Mão para o Futuro em Porto Alegre 
Tema: Logística Reversa de Embalagens - Programa de Mãos para o Futuro 
- O Programa Dê a Mão para o Futuro Reciclagem, Trabalho e Renda foi desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) como alternativa às entidades associadas para atender a diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos em áreas como logística reversa e inclusão social.
16h20: Perguntas

16h30: Rafael Martins, gerente da Reciclanip, de São Paulo, entidade criada pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) 
Tema: Logística reversa dos pneus no Brasil
- Martins é o responsável por toda a logística reversa no processo de descarte e reciclagem de pneus inservíveis na Reciclanip, entidade criada pelos associados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip). A Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo, assim como as latas de alumínio e as embalagens de defensivos agrícolas. 
16h50: Perguntas

17h: Amanda Latosinski, do Núcleo Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU 
Tema: A Logística Reversa e os ODS
- Amanda é engenheira de produção pela UFRGS, produtora e gestora de projetos de mobilização social para a sustentabilidade. Coordenou o projeto de educação ambiental Recicla POA e tem experiência em gestão de resíduos, educação ambiental e gestão de projetos. No Núcleo Estadual dos ODS RS, vinculado ao Movimento Nacional ODS, integra grupo de representantes da sociedade civil, setor privado, governos e academia, que tem como objetivo articular e mobilizar a sociedade gaúcha para a implementação dos ODS até 2030. 
17h20: Perguntas

18h: Encerramento
19h: Happy Hour no Quintal Cultural, Arte e Gastronomia: Abertura Social da Semana Lixo Zero Porto Alegre