Comissões

Divulgação de temas científicos nos ônibus da capital é avaliada pela Cece e Cosmam

Sugerida por estudantes da Ufrgs, a ideia é produzir uma campanha similar à "Poemas no Ônibus"

  • Reunião conjunta Cece e Cosmam para debater proposta de campanha de divulgação científica e ambiental nos ônibus. Na foto, membros do Pet Biologia da Ufrgs
    Estudantes da Ufrgs apresentaram a proposta aos vereadores nesta terça-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Reunião conjunta Cece e Cosmam para debater proposta de campanha de divulgação científica e ambiental nos ônibus. Na foto, vereadores André Carús, Professor Alex Fraga, Cassiá Carpes e Alvoni Medina
    Vereadores e agentes do transporte se reuniram para avaliar proposta trazida por alunos de biologia (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Vereadores das comissões de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece) e de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre se reuniram, na tarde desta terça-feira (10/9), para discutir sobre divulgação científica e ambiental nos ônibus da capital inspirada por estudantes de biologia do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Proposto pelas duas comissões, o encontro contou com a presença de representantes da Sociedade de Economia Mista Carris e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

“Que nem têm poemas nos ônibus, queremos fazer o mesmo com estudos científicos”, explicou a estudante Renata Janice Ackermann, ao expor que, por ela ser do curso de biologia, seriam estampados nas linhas de ônibus diferentes tipos de árvores, plantas nativas, áreas de preservação, meio ambiente e diversos assuntos relacionados à matéria. Conforme o colega da estudante, Lucca Bragança Viana, a partir do projeto “a comunidade teria um retorno de iniciação científica, porque tornaríamos o conhecimento mais acessível à população”. 

Empresas

“Fazemos parte de um sistema e operacionalizamos o transporte”, mencionou a agente da Carris Clarissa Minaggio de Sá. Ela lembrou que, além da Carris, outros três consórcios fazem parte da rede de ônibus da capital. Clarissa relatou que, no caso dos poemas nos ônibus, “isso foi feito por concurso, por meio de um projeto de lei”. Entretanto, “o órgão de gestão, que pode divulgar um projeto desses, é a EPTC”, instruiu.

“O caminho é construirmos um projeto de lei nos moldes do que foi elaborado para o Poemas no Ônibus”, salientou Alexandre Silva, representante da EPTC. Para Silva, é necessário que isso seja feito em conjunto e em alinhamento com a Lei Orgânica do Município (LOM). E, para que haja essa reunião, “a EPTC vai receber os estudantes na empresa, assim como integrantes de secretarias municipais”, disse.

Vereadores

O presidente da Cece, vereador professor Alex Fraga (PSol), saudou a iniciativa e destacou a proposta como interessante. “Acredito que instrução e orientação nunca são demais”, sublinhou Fraga. Na oportunidade, o parlamentar falou acerca da cobrança que, principalmente, os estudantes de instituições federais têm em relação às pesquisas. Por isso, defendeu Fraga, "a aproximação e o hábito da pesquisa base com a sociedade". 

Para o presidente da Cosmam, vereador André Carús (MDB), “dá para fazermos uma execução bem plural”. Todavia, Carús afirmou, conforme a a sugestão do projeto de lei cujos autores serão os 11 integrantes das duas comissões, que a ideia não pode ser exclusivista e limitada a divulgação da Ufrgs. “Outras instituições têm incentivado a prática da pesquisa e da educação que pode ser revertida para a comunidade”. 

Como encaminhamento, os representantes da Cece e da Cosmam propuseram organizar uma agenda em comum com os estudantes, as empresas e a sociedade. A sugestão de Fraga é a construção de um projeto similar ao do Poemas no Ônibus, mas que deve ser amplamente discutido. Durante o encontro, também participaram os vereadores Cassiá Carpes (PP) e Alvoni Medina (REP).

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:Ônibus UrbanoTransporte PúblicoBiologiaDivulgação Científica