Plenário

Doenças crônicas: proposta cria dia e semana de conscientização

Movimentação de plenário. Na foto: vereador Márcio Bins Ely.
Vereador Márcio Bins Ely (PDT) (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei de autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT) que inclui as efemérides Dia e Semana da Conscientização sobre as Doenças Crônicas no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre, no dia 10 de dezembro, e na semana que incluir o dia 10 de dezembro, respectivamente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças crônicas são responsáveis por 59% de mortes no mundo. No Brasil, 75% das pessoas com mais de 60 anos de idade possuem algum tipo doença crônica. A Pesquisa Nacional de Saúde – 2013 (PNS), levantamento realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que essas enfermidades atingem, principalmente, o sexo feminino (44,5%) – são 34,4 milhões de mulheres e 23 milhões de homens (33,4%) portadores de enfermidades crônicas.

As Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT), de acordo com a pesquisa do vereador, são responsáveis por mais de 72% das causas de mortes no Brasil. A hipertensão arterial, o diabetes, a doença crônica de coluna, o colesterol (principal fator de risco para as doenças cardiovasculares) e a depressão são as que apresentam maior prevalência no País. Para Bins Ely, a existência dessas doenças está associada a fatores de risco como tabagismo, consumo abusivo de álcool, excesso de peso, níveis elevados de colesterol, baixo consumo de frutas e verduras e sedentarismo.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)