Educação Política

Sessão Plenária do Estudante recebe inscrições

O Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre está com inscrições abertas para a Sessão Plenária do Estudante. As escolas interessadas podem agendar a participação (gratuita) pelos telefones (51) 3220-4187 e 3220-4318. A atividade é voltada para alunos de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e de Ensino Médio.
Na Plenária do Estudante, realizada às quartas-feiras, das 9 às 11 horas, é simulada uma sessão legislativa. Os alunos atuam como vereadores, discursam, debatem e votam propostas elaboradas previamente em sala de aula. Também assistem a uma palestra sobre o papel e o funcionamento da Câmara.
Memorial oferece cinco projetos
Além da Plenária do Estudante, o Memorial oferece outros quatro projetos voltados para a comunidade escolar e grupos de instituições: Aula na Câmara, Câmara vai à Escola, Exposições Itinerantes e Visita Orientada:
Aula na Câmara - Palestra sobre a função e aspectos históricos do Legislativo e de Porto Alegre. A atividade, que inclui sessão de eslaides, tem duração de duas horas.
Câmara vai à Escola - Um pesquisador do Memorial vai até a escola para falar sobre o Legislativo e a cidade ou sobre o assunto da exposição itinerante que estiver montada na instituição de ensino. Duração de uma hora/aula.
Exposições Itinerantes - O Memorial conta com 28 exposições sobre temas históricos, culturais e sociais que podem ser emprestadas a escolas e entidades. A lista de títulos está na página http://www.camarapoa.rs.gov.br/memorial.
Visita Orientada - Os grupos conhecem a Câmara, seu acervo histórico e as exposições montadas na Casa. O roteiro, acompanhado de um pesquisador do Memorial, dura uma hora.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)