Plenário

Emei Maria Marques Fernandes é destacada pelos seus 50 anos

Localizada na Vila Mapa, Lomba do Pinheiro, escola atende a 136 alunos em seis turmas

  • Homenagem aos 50 anos da Escola Municipal de Ensino Infantil Maria Marques Fernandes. Na foto, diretor da Escola Municipal de Ensino Infantil Maria Marques Fernandes, Marcelo de Burguês.
    Burguês, diretor da escola, agradeceu a comunidade e a todos os professores e ex-professores (Foto: Débora Ercolani/CMPA)
  • Homenagem aos 50 anos da Escola Municipal de Ensino Infantil Maria Marques Fernandes.
    A partir da esquerda: Ana Dondoni, Alex Fraga, Marcelo de Burguês, Isabel Anzolin, Rita Cândido e Mônica Leal (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Os 50 anos de atividades da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Maria Marques Fernandes foram destacados, nesta segunda-feira (11/11), na Câmara Municipal de Porto Alegre. A homenagem ao educandário, localizado na Vila Mapa, na Lomba do Pinheiro, teve por local o Plenário Otávio Rocha e ocorreu durante o período de Comunicações da sessão ordinária desta tarde. “Há um diferencial na Maria Marques Fernandes. É muito mais do que uma relação entre estudantes, professores e o grupo diretivo”, revelou o vereador Professor Alex Fraga (PSOL), ao saudar a comemoração em nome da Mesa Diretora. “Há ali algo como relações intrafamiliares”, completou ele.

Alex Fraga, em seu pronunciamento, disse que, ao visitar a Maria Marques durante os festejos de aniversário, ocorridos em junho, percebeu existir na escola um clima de pertencimento entre pais, alunos, professores e ex-alunos. “Este sentimento transcende a atividade de cuidar, zelar e transmitir conhecimento ou algo puramente formal nas relações de trabalho”. Lembrando que exerce a profissão de magistério na rede municipal há 19 anos, o vereador concluiu: “Poucas vezes, em minha história docente, vi este sentimento tão bonito, de uma comunidade integrada a um espaço de ensino público. Parabéns a todos que contribuíram com seu trabalho”.

Criança

“O que nos move é a vontade de fazer algo diferente. Realizar educação de qualidade, mesmo quando quase tudo e todos querem o contrário.” Ao fazer esta afirmação, Marcelo de Burguês, diretor da Emei Maria Marques, agradeceu tanto a Câmara Municipal, pela lembrança ao aniversário, quanto a “comunidade, educadores e educadoras que passaram pela escola e deixaram marcas”. Burguês destacou que atualmente o estabelecimento atende a 136 alunos em seis turmas. “A comunidade até hoje sabe muito bem o que deseja: educação com qualidade, respeito e humanidade, onde a criança seja sempre o centro de tudo”, salientou. “A escola é dela, para ela, feita com ela”, disse ainda o diretor.

Aposentadoria

Na oportunidade, a vice-diretora da Emei, Isabel Azolin, citou a presença na homenagem de Ana Dondoni, atual coordenadora pedagógica da escola, mas que está se aposentando ainda neste mês de novembro. Isabel recordou que Ana atua na Maria Marques há 20 anos, tendo ocupado várias funções no estabelecimento, desde a docência até cargos administrativos como a direção. “Ela conhece todas as pontas de nossa escola, e são profissionais assim que nossas escolas exigem”, afirmou a vice-diretora. “Somos formados no coração das comunidades, pois sentimos a necessidade de que a comunidade olhe para escola e diga: aqui meu filho tem educação, aqui meu filho tem possibilidade”.

Texto

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)