Plenário

Empresário Abrahão Melnick pode nomear rua do Bairro Rio Branco

Proposição foi apresentada por João Carlos Nedel

Vereador João Carlos Nedel na tribuna do plenário
Vereador João Carlos Nedel (PP) (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o Projeto de Lei nº 031/17, de autoria do vereador João Carlos Nedel (PP), que denomina Rua Abrahão Melnick o logradouro público conhecido como Rua Mil e Trinta e Três, localizado no Bairro Rio Branco, zona norte da Capital. A iniciativa visa homenagear o empreendedor do ramo imobiliário falecido em 1988.

Natural de Erechim (RS) e filho de imigrantes poloneses, o homenageado viveu parte de sua vida em Passo Fundo (RS), onde fundou seu primeiro estabelecimento comercial. Na cidade, que fica no norte do estado, ele foi também responsável pela sinagoga e pelo cemitério judaico por muitos anos, o que lhe resultou em uma homenagem em vida, com a sinagoga recebendo seu nome. Abrahão Melnick recebeu também os títulos de cidadão emérito de Passo Fundo e foi Destaque Estadual da Federação Israelita do Rio Grande do Sul em 1987.

Na década de 1960, Melnick iniciou a participação na construção de vários edifícios no Bairro Bom Fim, em Porto Alegre. Na Capital, ele trabalhou também como corretor de seguros e agente do mercado de capitais. “Os empreendimentos imobiliários iniciados por Abrahão Melnick deram origem, em 1993, à fundação da Melnick Even, uma das maiores incorporadoras do Brasil, que gera mais de três mil empregos diretos e indiretos”, ressalta o autor do projeto. 

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)