Plenário

Entidade que assiste mulheres em gravidez inesperada recebe homenagem

  • Período de Comunicações temático para apresentação da Instituição SERVI.
    Cerimônia foi realizada hoje no Plenário Otávio Rocha (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Período de Comunicações temático para apresentação da Instituição SERVI. Na tribuna, o vereador Hamilton Sossmeier
    Vereador Hamilton Sossmeier propôs a homenagem (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem, na tarde desta quinta-feira (23/5), ao Servi - Servindo para a Reestruturação da Vida, organização da sociedade civil que apoia mulheres que estão em processo de gravidez inesperada. Durante o período de comunicações temático, a instituição recebeu um diploma do Legislativo pelo trabalho, em uma iniciativa do vereador Hamilton Sossmeier(PSC).

De acordo com Cleusa de Oliveira Maidana, nos oito anos de atuação do Servi mais de 100 mulheres foram atendidas gratuitamente e apenas nove desistiram de cumprir o programa, que tem duração de um ano e nove meses. Nesse período, explicou aos vereadores, as mulheres, na sua maioria dentro da faixa etária dos 16 a 25 anos, recebe apoio para reestruturar a vida quando se vê diante de uma gravidez inesperada. Profissionais de serviço social, psicologia, fisioterapia e musicoterapia se somam a médicos nas áreas da pediatria e obstetrícia para fortalecer laços familiares e emocionais para garantir que a gravidez se torne desejada e tenha a sua continuidade.  

Cleusa informou que a Servi está localizada na Avenida Cristóvão Colombo 1155, casa 1, bairro Floresta, e que os atendimentos são feitos por agendamento prévio, por indicações vindas dos CRAS, conselhos tutelares e outras instituições da rede de atendimento social. A presidente da Servi disse que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a América Latina é a região mundial com maior incidência de gravidez precoce, entre jovens crianças e adolescentes, e com tendência de crescimento.

A entidade, explicou Cleusa, está com processo de credenciamento junto ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) para ampliar o seu atendimento. Ela pediu o apoio dos vereadores e salientou que entre as ações desenvolvidas estão programas de contraturno escolar para evitar a evasão de jovens das instituições de ensino. Gema Sordi, diretora executiva da Servi, apresentou o perfil de quatro mulheres atendidas pela entidade e disse que, em geral, o perfil das mulheres atendidas é o de quem tem, “além da gravidez inesperada, uma história de vida quebrada. Mulheres que estão com a sua base sem a sustentação devida”.

Hamilton Sossmeier exaltou o trabalho das voluntárias, “especialmente da Igreja Batista Mont’ Serrat”. Disse que é a favor da vida, “da vida da mãe e da criança” e considerou que a ação da Servi vai além do atendimento de encaminhamento à rede de assistência à saúde. Ressaltou que os dados apontam que cerca de 80 milhões de mulheres passam por gravidez inesperada e, no Brasil, a metade das mulheres grávidas enfrenta essa situação e que esses números aumentam a cada década.

“Daí a importância sobre saúde e a educação para o conhecimento de métodos contraceptivos”, justificou. Sossmeier ainda afirmou que vê no planejamento familiar “um elemento primordial na assistência básica de saúde” e que programas de educação sexual podem reduzir a prevalência de uma gravidez indesejada. “É preciso informar, debater o conceito de uma família estruturada e expor os riscos para reduzi-los”, finalizou ao reafirmar que Porto Alegre tem um local para acolher essas mulheres em estado de vulnerabilidade.

Vereadores

IDEOLOGIAS - Cláudio Conceição (DEM) se colocou à disposição da entidade. Disse que é fruto de uma gravidez precoce e que considera importante a presença de vozes e atitudes no enfrentamento de ideologias vorazes que se levantam em nome de um pseudo feminismo, “de que se deve abortar, quando o contrário, fortalecer os laços e preservar a vida, é o maior gesto de amor”. Disse que se uma vida for salva já valeu e finalizou que “o inesperado não precisa ser indesejado”.

BONDADE - Valter Nagelstein (MDB) lembrou uma passagem talmúdica que diz que quem salva uma vida, salva toda a humanidade. “A vida é a maior expressão do amor de Deus para tudo que existe. No livre arbítrio nós escolhemos o caminho do bem e o caminho do mal. Aquele que acolhe se sente melhor até do que aquele que é acolhido, e o que vocês estão fazendo é o que há de mais sagrado”, disse. 

MULHERES - Dr. Goulart (PTB) ressaltou que como médico também faz um trabalho semelhante. “Temos um trabalho na prevenção do câncer do colo de útero, câncer de mama e métodos contraceptivos. Também fazemos o pré-natal. Além de diversos casos de mulheres que tiveram aborto e não sabem a quem recorrer, mulheres que estão grávidas e querem fazer aborto, mulheres que estão grávidas e estão sozinhas e abandonadas”, exemplificou elucidando que o trabalho da entidade.

ABORTO - Professor Wambert (PROS) agradeceu em nome do povo de Porto Alegre o belíssimo trabalho humanitário realizado. “Aqui na Casa presido uma frente parlamentar em defesa da vida. Um dos temas recorrentes é o combate ao suicídio, além do aborto, que considero uma covardia, ainda que feito em desespero. Pergunto-me, como alguém que se diz humanista pode lutar para que mães possam matar seus filhos? Não há explicação para que pessoas matem um ser humano em desenvolvimento, negando a ele a sua humanidade”, finalizou. 

VOLUNTARIADO - Moisés Barboza (PSDB) afirmou que defende trabalho de voluntariado há mais de 20 anos. “ A rede de malucos do bem foi o que me fez chegar aqui, por isso, em nome do nosso mandato é um prazer gigantesco ver as pessoas pensarem no próximo e na capacidade de mudar a vida e transformar os ambientes que a gente vive. Nos curvamos humildemente ao que vocês fazem diariamente”, disse. 

Texto

Milton Gerson (reg.prof. 6539)
Lisie Venegas (reg. prof. 13688)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)