Sessão Solene

Entrega de troféu encerra Semana da Consciência Negra da Câmara

  • 33ª Semana da Consciência Negra da Câmara Municipal de Porto Alegre e entrega do Troféu Deputado Carlos Santos a personagens de destaque em diversas áreas.
    Sessão foi realizada na noite desta segunda-feira (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • 33ª Semana da Consciência Negra da Câmara Municipal de Porto Alegre e entrega do Troféu Deputado Carlos Santos a personagens de destaque em diversas áreas.
    Ex-vereador Professor Garcia foi um dos homenageados (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

A 33ª Semana da Consciência Negra e Ação Antirracismo (evento do calendário da Câmara Municipal), com o tema Igualdade e Negritude, foi encerrada nesta segunda-feira (20/11). Todos os anos, os organizadores colocam um tema para o debate, o qual ocorre por meio de seminário, palestras e exposições. Neste ano, a proposta foi discutir “Por que é tão difícil falar de nós?”. Ao abrir a solene, o presidente da sessão, vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), saudou as três décadas do evento e qualificou a data de hoje como um dia de luto por conta da discriminação racial ainda presente na sociedade.

“Somos 50% da população gaúcha, mas se entrarmos numa sala de pós-graduação dificilmente encontraremos um negro”, advertiu. Para Tarciso, os negros não são reconhecidos pelos serviços prestados à sociedade. O vereador recordou sua saída de Minas Gerais para o Rio de Janeiro, onde começou sua carreira como jogador de futebol: “Minha mãe disse para eu lutar sem parar porque nada cairia do céu”, recordou o vereador, notabilizado por sua passagem pelo Grêmio e Seleção Brasileira. Participaram da solenidade os vereadores Airto Ferronato (PSB), Comandante Nádia e Valter Nagelstein, ambos do PMDB, João Bosco Vaz (PDT), Ricardo Gomes (PP) e Reginaldo Pujol (DEM).

A coordenadora da comissão organizadora do evento, Vera Anita Silva da Conceição, falou da dificuldade em realizar a Semana da Consciência Negra deste ano. Ela agradeceu aos colegas e os departamentos da Casa envolvidos em sua realização. Mas se queixou das dificuldades para concretizar a Semana, pois “os funcionários negros tiveram de tirar recursos do próprio bolso”. Segundo Vera Anita, o dia de hoje seria somente de homenagens, porém se viu “obrigada a fazer esse desabafo”. 

Troféu

Ao final da sessão, os organizadores passaram a entregar o Troféu Deputado Carlos Santos a pessoas com serviços prestados ao movimento negro na cidade de Porto Alegre. Foram os seguintes os homenageados deste ano:

Artes, Tânia Münch;
Carnaval, Isaura Maria Silva;
Cultura, Carmem Silva Machado Fontoura;
Direito, Maria Eunice da Silva;
Educação, Edson Rodrigues Garcia;
Esporte, Carlos Alberto Oliveira Garcia (Professor Garcia);
Griot, Eurides Teresinha Pires da Costa;
Imprensa, André Machado;
In memorian, Gessi da Rosa Fontoura;
Líder Comunitário; Gilberto Manoel Soares;
Líder Sindical, Carlos Giovani Machado;
Líder Social, Marisa Silva Santos;
Música, Cláudia Quadros da Silva;
Religião, Pai Juarez Teixeira;
Saúde, Nádia de Oliveira Martiniano;
Segurança, Martins Cabeleira de Moraes. 

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)