Plenário

Escola Antônio Giúdice pede reintegração da Guarda Municipal

Com o Conselho Escoar da Emef Antônio Giúdice e a solicitação da reintegração da Guarda Municipal na escola. Na foto: professor Felip Aguiar; mãe de aluno Michele Vitorino
Felipe e Michele estiveram hoje na Tribuna Popular da Câmara Municipal (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A reintegração da guarda municipal na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Giúdice foi tema da Tribuna Popular da sessão ordinária desta segunda-feira (18/6). Para falar do assunto, a Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu representantes do Conselho Escolar da instituição, que utilizou o espaço para pedir apoio aos vereadores e vereadoras no diálogo com o Executivo.

Em nome de toda a comunidade escolar, Michele Vitorino declarou sua indignação com a retirada da guarda municipal do espaço, localizado no bairro Humaitá. Uma região que, de acordo com ela, é marcada pela violência. "Não tem mais tranquilidade de deixar nossos filhos lá", lamentou. Michele também relatou que, devido a ausência de um guarda, pais de alunos se revezam para fazer a segurança no portão da escola.

Conforme ela, a presença de uma autoridade é muito importante, pois além de ter o controle de quem entra e de quem sai, o guarda está lá para dar apoio e auxílio aos professores. Segundo Michele, outros fatores agravantes, como assédio sexual infantil, ocorrem ao redor da instituição de ensino, o que torna a situação ainda mais preocupante sem a devida segurança. “Devolvam nosso guarda, porque nós precisamos dessa segurança para nossa escola”, clamou.

Do mesmo modo, o professor Felipe Aguiar ressaltou a importância da guarda municipal dentro do ambiente escolar. Para ele, esses profissionais não faziam só a segurança, mas também prestavam um serviço pedagógico, de convívio com o bem-estar e com a infraestrutura pública. “Viemos defender a manutenção e a reintegração da guarda na escola”. Em suas considerações finais, ele destacou que a presença física de um guarda é importante para a confiança de alunos, e pediu o apoio dos parlamentares para que a escola consiga a volta desse serviço de segurança pública. 

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)