SENAI/RESTINGA

Escola do Senai será mantida na Restinga

Manobra liderada pelo vereador Dr. Thiago mantém no Bairro Restinga uma das principais escolas de profissionalização do Estado.

Reunião sobre a manutenção do Senai Restinga
Comunidade da Restinga lotou o Plenário Ana Terra em Audiência Pública que forçou o Senai a encaminhar minuta ao Executivo (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Foi assinada na manhã desta segunda-feira (12/9), minuta entre a Prefeitura de Porto Alegre e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, garantindo a permanência do Centro de Formação Profissional do SENAI no Bairro Restinga. O SENAI havia anunciado o fim dos cursos porque o município negou a cedência por comodato de uma área para a instalação de um novo Centro.

Diante do impasse a comunidade da Restinga procurou o vereador Dr. Thiago para que intercedesse junto a FIERGS/SENAI e ao Executivo para reverter a decisão. Uma ação rápida do vereador fez com que o SENAI revisasse a decisão. Coube ao município decidir sobre a permanência dos cursos, o que aconteceu na manhã de hoje na FIERGS. “Esta vitória deve-se ao apoio que recebemos da comunidade da Restinga que nos acompanhou em todas ações que buscamos para evitar o fechamento da Escola”, destaca Dr. Thiago, lembrando que a solução só veio depois que o Ministério Público foi acionado e para garantir os direitos de cidadania e acesso à educação, bem como a realização de uma Audiência Pública da Cedecondh, a qual Dr. Thiago é presidente, na Câmara Municipal.  

Cronologia - FICA SENAI

Dia 11 de Junho de 2016 – Um grupo de alunos, ex-alunos, pais e ex-professores procura o vereador Dr. Thiago, preocupados com o anúncio do encerramento das atividades da Escola do SENAI, instalada há 40 anos na Restinga.

Dia 24 de junho – O grupo, liderado pelo Dr. Thiago, acompanhado de empresários e da mídia foi recebido na FIERGS pelo diretor do SENAI. Carlos Trein Júnior confirmou a intenção de fechar a escola.

Dia 30 de junho – Comissão vai ao Ministério Público. O promotor de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos Mauro Souza sinaliza que o MP vai agir para evitar o fechamento questionando a aplicação dos repasses oriundos de renúncias fiscais ao sistema “S”.

Dia 12 de julho – Audiência na Câmara em que o SENAI anuncia o fim da intenção de fechar a escola e propõe o auxílio de verbas públicas para continuar na Restinga.

Dia 14 de julho – Reunidos na Prefeitura, a comissão “Fica Senai” recebeu a garantia de que a escola não seria fechada. Diante do Presidente da Comissão de Direitos Humanos, vereador Dr. Thiago, o vice-prefeito Sebastião Melo determinou aos secretários presentes que fossem tomadas as medidas necessárias para garantir o funcionamento dos cursos, atendendo desta forma, o apelo popular de interesse social da Escola SENAI/Restinga.

Dia 12 de setembro - Assinatura da minuta entre a Prefeitura de Porto Alegre e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, garantindo a permanência dos cursos no Centro de Formação Profissional do SENAI/Restinga.