Plenário

Escola Heitor Villa-Lobos pode ganhar Troféu Câmara Municipal

Movimentação de Plenário. Na foto, a vereadora Sofia Cavedon.
Vereadora Sofia Cavedon (PT), autora da proposta (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de resolução nº 045/17, de autoria da vereadora Sofia Cavedon (PT), que concede o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, pela criação e manutenção da Orquestra Villa-Lobos. A Orquestra tem dois CDs gravados: “O Trenzinho do Caipira” (2002) e “Olhos Coloridos” (2008). Além disso, também tem o livro “Orquestra Villa-Lobos – Música Que Transforma” (2012) e o DVD “Orquestra Villa-Lobos Ao Vivo” (2013).

A Orquestra Villa-Lobos é o resultado do trabalho de educação musical desenvolvido há 25 anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos. A iniciativa tem por objetivo proporcionar a crianças e jovens do Bairro Lomba do Pinheiro o acesso ao conhecimento musical e a vivências artísticas e socializadoras, promovendo a autoestima, estabelecendo interação com os elementos da cultura local e ampliando as possibilidades de participação na sociedade.

A vereadora explica que a orquestra é mantida pelo Município e tem parcerias com várias instituições e empresas, entre elas, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Santander Cultural, Grupo CEEE, Ministério da Educação, Criança Esperança e Rede Globo, Banrisul, Caixa Econômica Federal e Petrobras. Em parceria com o Instituto Cultural São Francisco de Assis, organização não-governamental, garante mais de 800 atendimentos gratuitos por semana em sete locais da comunidade, com oficinas de música: canto-coral, cavaquinho, contrabaixo elétrico, expressão corporal, flauta doce, gaita ponto, musicalização infantil, percussão, piano, prática de orquestra, sapateado americano, teatro, teoria e percepção, viola, violão, violino e violoncelo. O grupo artístico é composto por 45 adolescentes.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)