Educação

Escola Jean Piaget recebe o projeto Grêmio em Forma

A atividade é desenvolvida pelo Memorial da Câmara em parceria com o Instituto Sou da Paz, de São Paulo

Projeto Grêmio em Forma, desenvolvido pelo Memorial da CMPA. Na foto, alunos da Escola Municipal Jean Piaget.
Os alunos da Jean Piaget tiveram o primeiro encontro do projeto neste mês (Foto: Acervo Memorial/CMPA)
O Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre começou a oferecer às escolas, neste mês, o projeto Grêmio em Forma. A atividade tem o objetivo de levar informações e ações motivacionais para que os alunos criem seu grêmio estudantil. O projeto resultante de uma parceria com o Instituto Sou da Paz, de São Paulo, que se tornou conhecido por suas campanhas pelo desarmamento. O incentivo à formação de grêmios estudantis é uma de suas estratégias de combate à violência nas escolas. O programa é desenvolvido em Porto Alegre pelo Memorial, com ajuda do material pedagógico do Instituto.

O primeiro encontro do projeto Grêmio em Forma na capital gaúcha ocorreu na semana passada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jean Piaget, do bairro Rubem Berta, com palestra de Jorge Barcellos, funcionário do Memorial. Participam da atividade quatro turmas, atingindo cerca de 200 alunos, dos quais alguns formarão uma comissão que irá organizar o grêmio. Uma cartilha distribuída no encontro ensina os estudantes sobre o processo de criação de um grêmio em todas as suas etapas. O segundo encontro com Barcellos está agendado para as 14h30min desta terça-feira (19/9) na escola.

O trabalho será realizado com os alunos até o final do ano, com a participação da direção da escola e de professores, que discutirão em sala de aula aspectos da formação do grêmio estudantil. A próxima etapa será a realização de uma reunião para a elaboração do Estatuto do Grêmio, a ser levado a uma assembleia dos alunos. A seguir, haverá a abertura do calendário eleitoral, com inscrição de chapas e campanha.

As escolas podem agendar a participação no projeto Grêmio em Forma na Seção de Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre. Informações: (51) 3220-4318.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)