Plenário

Escola Souza Lobo é homenageada pela passagem de seus 105 anos

  • Período de Comunicações em homenagem aos 105 anos da Escola de Ensino Fundamental Souza Lobo. Na foto, secretária municipal de Educação adjunta Iara Wortmann, vereador Alvoni Medina, ex-aluna da escola Olyra de Miranda Neto, vereador Prof. Alex fraga, diretora da escola Karla Bolson, professora da escola na década de 70 Nelci Teresinha Nardon e ex-aluno da escola na década de 60 Sérgio Luiz Gallina.
    Alex Fraga entrega diploma a Karla Bolson (c). Homenagem teve presença da ex-aluna Olyra Netto, de 106 anos (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Período de Comunicações em homenagem aos 105 anos da Escola de Ensino Fundamental Souza Lobo. Na foto, diretora da escola Karla Bolson.
    Diretora Karla Bolson fez breve histórico da instituição de ensino (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Os vereadores de Porto Alegre homenagearam, na sessão desta quinta-feira (6/6), a passagem dos 105 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Souza Lobo, localizada na avenida Bahia nº 948, no bairro São Geraldo. O ato da Mesa Diretora, requerido por iniciativa do vereador Professor Alex Fraga (PSOL), contou com a presença da diretora da instituição de ensino agraciada, professora Karla Bolson; da ex-professora na década de 1970, Nelci Teresinha Fabris Nardon; e dos ex-alunos Olyra de Miranda Netto, hoje com 106 anos de idade, e Sérgio Luiz Gallina, que frequentou a escola na década de 1960. A secretária municipal ajunta da Educação, Iara Wortmann, participou da atividade representando o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Alex Fraga citou Paulo Freire: “A educação não muda o mundo. Muda as pessoas que mudam o mundo”. Ele reafirmou a necessidade de que seja dada a estrutura necessária para os educadores, “que plantam sementes que germinam e produzem frutos, como os ex-alunos aqui presentes e que são memória viva dessa história”. O vereador do PSOL ressaltou que, nos últimos anos, tem se percebido que as crianças e adolescentes deixaram de sonhar. Isso, segundo ele, “compromete a formação do tecido social”. Para Fraga, é preciso reforçar o trabalho nas escolas, “voltar a ter investimentos para que essas sementes possam ser novamente regadas a produzirem os seus frutos”.

Após a entrega do diploma, a diretora Karla Bolson fez um breve histórico da instituição de ensino. Ela agradeceu a homenagem e lembrou que, dentre os alunos famosos, esteve o vereador José Aloísio Filho, parlamentar que dá nome à sede do Poder Legislativo. A atual diretora citou ainda o trabalho de todos os diretores, ressaltando o nome da ex-diretora Sandra Petrillo de Moraes, presente ao ato desta quinta-feira, que esteve à frente da escola no período de comemoração do seu centenário.

A escola foi fundada em 1914 como Collegio Elementar Souza Lobo, por determinação do então secretário de estado dos Negócios do Interior e Exterior, Protásio Alves, em homenagem ao professor José Theodoro de Souza Lobo. Souza Lobo nasceu em Porto Alegre, em 1846 e foi, por alguns anos, inspetor das escolas do Estado, professor e autor de obras para a educação. Faleceu em 1913, aos 67 anos de idade. Em 1976, conforme o decreto 24.881 de 8 de setembro de 1976, assinado pelo então governador do Estado, Sinval Guazelli, unifica o Grupo Escolar e Ginásio Souza Lobo, passando a denominar-se Escola Estadual de 1º Grau Souza Lobo.

Texto

Milton Gerson (reg.prof. 6539)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:bairro São GeraldoEscola Souza Lobo