Institucional

Escolha da identidade visual do Fórum de Museus termina nesta quinta

O Memorial da Câmara de Porto Alegre participa da enquete popular com duas imagens do acervo.

  • Foto ganhadora do 1º lugar no Concurso Sioma Breitman de Fotografia de 2011 - Categoria Digital
    A foto de André Guimarães Antunes, vencedor do Concurso Sioma de 2011 (Foto: André Guimarães Antunes)
  • Pintura Vista do Guaíba, de Giovanni Falcone.
    Vista do Guaíba, do pintor italiano Giovanni Falcone, que viveu em Porto Alegre (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Termina nesta quinta-feira (13/4) a enquete virtual para a escolha da figura que irá estampar toda a identidade visual do 7º Fórum Nacional de Museus (FNM), promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) - marcado para ocorrer de 30 de maio a 4 de junho na capital gaúcha. O Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre participa da seleção popular com duas imagens de seu acervo: a pintura em óleo sobre tela Vista do Guaíba, criada em 1893 pelo artista italiano Giovanni Falcone, que viveu na cidade; e uma foto em preto e branco do fotógrafo André Guimarães Antunes, vencedor na Categoria Digital do Concurso Sioma Breitman de Fotografia de 2011. Para votar, basta acessar a enquete no portal do Ibram e clicar na sua imagem preferida.

A tela de Giovanni Falcone tem 0,95m x 1,97m e retrata uma paisagem da Capital quase intocada, com barcos, banhistas e lavadeiras no ponto em que o Arroio Dilúvio desaguava no Guaíba. A foto de André Guimarães é um trabalho contemporâneo que também retrata o Lago Guaíba, mostrando sua ponte, por onde passa uma solitária carroça, com a Capital ao fundo.

No total, cinco imagens gaúchas participam do certame do 7º FNM, tendo sido escolhidas pelo presidente do Ibram, Marcelo Araujo, pelo curador e gestor cultural gaúcho Cezar Prestes e por dois representantes de áreas técnicas do instituto, que formam a comissão de seleção. Além dos dois trabalhos do acervo do Memorial, estão concorrendo imagens dos acervos do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo e da Fundação Iberê Camargo. Confira AQUI as cinco imagens do RS que disputam o concurso.

O Fórum de Museus e o Memorial

O Fórum Nacional de Museus (FNM) reúne os diversos atores da área de museus do Brasil. Palestras, oficinas, grupos de trabalho, debates, entre outras atividades, compõem a programação de 2017 que ocorrerá em Porto Alegre. A cada edição, uma cidade brasileira é escolhida para sediar o Fórum. Esta será a segunda vez que a Região Sul recebe o evento: em 2008, Florianópolis (SC) sediou o 3º FNM.

O Memorial da Câmara da capital gaúcha é responsável pelo acervo histórico do Legislativo e pelo Projeto Educação para a Cidadania e participa da organização de eventos como o Concurso Sioma Breitman de Fototgrafia e o Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre, promovidos pela Casa. O acervo inclui documentos de vereadores, hemeroteca, fotografias e obras de arte, e o Projeto Educação para a Cidadania oferece serviços educativos para escolas, como palestras, exposições itinerantes e visitas orientadas. Informações: (51) 3220-4318.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)