ÁGUA E ESGOTO

Especialistas debatem sobre desafios do saneamento em Porto Alegre

Seminário gratuito ocorre no dia 23, das 8h30 às 12h30, no Plenário Ana Terra

Em alusão ao Dia Mundial da Água, o vereador André Carús (PMDB) promove no dia 23, das 8h30 às 12h30, o Seminário Desafios do Saneamento para Porto Alegre. Em duas mesas redondas, especialistas debaterão como universalizar o saneamento, a partir das perspectivas de gestão, financiamento e controle social, e temas ligados à segurança hídrica e à qualidade da água. O encontro é gratuito e ocorre das 8h30 às 12h30, no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal (Av. Loureiro da Silva, 255, 2º andar). 

Estão confirmadas as presenças dos seguintes especialistas da área: André Silveira, ex-diretor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/Ufrgs); Álvaro Alencar, presidente regional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae-RS); Alex Lamas, chefe da Equipe de Vigilância em Qualidade da Água da Secretaria Municipal da Saúde (SMS); Antônio Elisandro de Oliveira, ex-diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae); Darcy Nunes dos Santos, diretor-geral do Dmae; Flávio Presser, presidente da Corsan e ex-diretor do Dmae; Manuel Salvaterra, presidente do Comitê do Lago Guaíba; e Sidnei Gusmão Agra, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS). Também participarão do seminário o secretário Municipal de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi, e a presidente da Abes-RS, Jussara Kalil. 

Conforme Carús, o objetivo é trazer clareza para questões envolvendo saneamento. “Há importantes projetos tramitando em níveis federal, estadual e municipal que tratam da água e do esgoto, um tema que interessa a todos e que deve ser tratado com transparência e responsabilidade. Entendemos que o seminário é uma forma de contribuir para o debate, sem ranços ideológicos.”

As inscrições serão feitas por ordem de chegada ao evento, com capacidade limitada ao tamanho da sala. Não serão disponibilizados certificados, apenas atestado de participação, caso seja solicitado durante a inscrição. Saiba mais sobre o evento, clicando aqui

Programação
8h30: Inscrições

9h: Abertura: Vereador André Carús; Jussara Kalil, presidente da Abes-RS; e secretário Municipal de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi  

9h30
: Como Universalizar o Saneamento: gestão, financiamento e controle social
- Flávio Presser, presidente da Corsan e ex-diretor do Dmae
- Darcy Nunes dos Santos, diretor-geral do Dmae
- André Silveira, ex-diretor do IPH da Ufrgs
- Antônio Elisandro de Oliveira, ex-diretor do Dmae

11h
: Segurança Hídrica e Qualidade da Água 
- Álvaro Alencar, presidente regional da Assemae-RS 
- Sidnei Gusmão Agra, da Abes-RS
- Manuel Salvaterra, presidente do Comitê do Lago Guaíba
- Alex Lamas, chefe da Equipe de Vigilância em Qualidade da Água da SMS  

12h30: Encerramento