Dia da Mulher

Evelin Wisniewski expõe na Galeria Clébio Sória

  • Exposição Quem és tu, Mulher?, da artista plástica Evelin Wisniewski.
    Obras de Evelin ficam na Câmara até 23 de março (Foto: Divulgação)
  • Exposição Quem és tu, Mulher?, da artista plástica Evelin Wisniewski.
    Exposição integra comemorações do Mês da Mulher (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu nesta quarta-feira (7/3) a exposição Quem és tu, mulher!, da artista Evelin Wisniewski. A mostra, com realização do Atelier Tutty Wisniewski e EcoHumanitas, faz parte do mês das comemorações do Dia Internacional da Mulher. Ocorre até 23 de março e retrata o empoderamento da mulher contemporânea e a sua relação com o consumo e a sustentabilidade. “Sustentamo-nos e a nossa mente criativa não pode ficar presa. Está na hora das mulheres se apossarem das artes e isso é o principal pra mim”, destaca Evelin.

As obras são produzidas com materiais reaproveitados de resíduos de origem domiciliar, como metais, retalhos de costura, lençóis claros, diversos tipos de lixas, bem como pincéis. No trabalho de Evelin, também se destaca a utilização de tintas acrílicas e naturais, assim como o reaproveitamento da água de lavagem dos pincéis, com o intuito de causar menos impacto ambiental, conforme a bióloga e mestre em gerenciamento em resíduos e curadora da exposição, Alessandra Rosado Hernandes.

História

A produção de telas feitas com material reciclado começou há 15 anos, quando a artista passou a morar na Zona Sul da Capital. A quantidade de lixo acumulado na praia de Ipanema, em Porto Alegre, foi o que impulsionou Evelin a produzir suas obras com as esculturas de madeira, depois a produção de vasos com cabeças de bonecas, calçados e cacos de garrafas. Ela também foi responsável pela criação do Clube da Escultura no Rio Grande do Sul e realizou exposições de arte em Torres (RS), onde foi pioneira na utilização de materiais descartados. Em 2007, Evelin assinou a curadoria de exposições e leilões em benefício da Cruz Vermelha do Brasil, Luz e Lar da Criança, Construção da Nova Sede do Lar Santo Antônio dos Excepcionais, Comitê de Combate à Fome e à Miséria e Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Além de realizar diversas exposições ao longo de sua carreira, Evelin também ganhou reconhecimento nos cenários nacional e internacional, recebendo premiações em países como Argentina e México. 

Serviço 

A exposição, que conta com o apoio do gabinete da vereadora Sofia Cavedon (PT) e do Memorial da Câmara, está montada na Galeria Clébio Sória, podendo ser visitada de segundas a sextas-feiras, das 8 às 18 horas, até 23 de março, com entrada gratuita. A Câmara Municipal de Porto Alegre fica na Avenida Loureiro da Silva, 255. Informações: (51) 3220-4318.

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)