Institucional

Exposição com representações da Bandeira Nacional está na Câmara

Exposição dos desenhos dos alunos da EMEF Afonso Guerreiro Lima.
Desenhos, de jovens e adultos, reinterpretam a bandeira nacional (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Grupo de alunos da EMEF Afonso Guerreiro Lima, orientados pela professora Márcia Regina Mota, são os responsáveis pela exposição Uma Bandeira: vários significados, que está montada no saguão do Plenário Otávio Rocha, na Câmara Municipal de Porto Alegre, desde a segunda-feira (11/11). Os trabalhos poderão ser visitados até o dia 22 de novembro. Ao todo são 70 representações da Bandeira Nacional do Brasil, feitas por alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de turmas de sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental Regular. De acordo com os organizadores, a proposta é refletir sobre a representatividade e significados da Bandeira, desde sua versão republicana, estabelecida em 1889. Esta mostra tem o apoio do gabinete do vereador Aldacir Oliboni (PT).

A BANDEIRA NACIONAL

A Bandeira Nacional Brasileira foi instituída em 19 de novembro de 1889, pelo decreto número quatro, após a Proclamação da República. Nela, os estados da Federação são representados por estrelas. Seu desenho atual foi projetado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. Sua inspiração foi a antiga Bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, a pedido de Dom Pedro I.

Seu significado é: O verde representa a Casa de Bragança, de D. Pedro I, de Portugal, e o amarelo a Casa de Habsburgo, de Maria Leopoldina, da Áustria. A esfera azul-celeste e a divisa com a inscrição “Ordem e Progresso” está no lugar onde ficava a Coroa Imperial. O losango central, idealizado por Debret, é elemento único entre as bandeiras nacionais. Dentro da esfera, está representado o céu do Rio de Janeiro, com a constelação do Cruzeiro do Sul, como supostamente estaria na noite de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República.

A inspiração da Bandeira foi em princípios positivistas. A legenda é resumo da frase de Auguste Comte: “O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim”. A zona branca é dita explicitamente símbolo do zodíaco e, particularmente da eclíptica-plano da órbita terrestre. Mas há outros significados, como especificamente o do rio Amazonas e que o País pertence aos dois hemisférios terrestres. A simbologia Estrela-Estado remete à bandeira dos Estados Unidos da América, mas já usada na bandeira imperial.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)