Semana do meio Ambiente

Exposição Ecobarreira e plantio de árvore são destaques

Comissão participa do lançamento da Campanha Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU) “Combata a Poluição do Ar”.
Alunos e vereadores participaram do plantio de árvore na Praça Princesa Isabel (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

“Que essas imagens possam servir de alerta”, expressa texto de abertura da exposição fotográfica Ecobarreira Arroio Dilúvio, disponível até 14 de junho no Espaço T Cultural, segundo andar da Câmara Municipal de Porto Alegre. A mostra, que faz parte da Semana do Meio Ambiente promovida pelo Legislativo em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, é formada por imagens autoria do fotógrafo Leandro Souza Vaz. São 19 fotos ao todo, em papel fotográfico tamanho A4, que retratam os três anos de existência da Ecobarreira iniciada em março de 2016.

A Ecobarreira é um equipamento projetado pelo Instituto Safeweb, que tem por função impedir a contaminação de resíduos nas águas do Guaíba. Atualmente, mais de 500 toneladas de garrafas pet, plásticos, galhos e até animais mortos já foram içados do Arroio Dilúvio. Souza faz uma revelação fotográfica de toda essa quantidade de resíduos recolhidos. Sobre a visitação da exposição, ela é de entrada gratuita e aberta ao público em geral, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18 horas.

Plantio

Outra atividade relacionada ao Dia Mundial do Meio Ambiente ocorreu, na tarde da última quarta-feira (5/6), com integrantes da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara. Na oportunidade, o presidente da Cosmam, vereador André Carús (MDB), e os vereadores Aldacir Oliboni (PT) e José Freitas (PRB), participaram do lançamento da campanha para combater a Poluição do Ar, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Acompanhados de 26 crianças da escola infantil da Associação dos Moradores do Condomínio Princesa Isabel, os vereadores realizaram o plantio de uma muda de Ipê Roxo e dez folhagens ornamentais na Praça Princesa Isabel, no bairro Azenha. 

A Semana do Meio Ambiente iniciou no dia 3 de junho e termina nesta sexta-feira (7/6) com uma oficina sobre fogão solar, às 10 horas, na sala 301 da Câmara. O Legislativo fica na Avenida Loureiro da Silva, n. 255. 

 

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)