CULTURA

Exposição História do Trabalho da Mulher fica até março na Câmara

  • Exposição História do Trabalho da Mulher
    Mostra narra, em 20 banners, a construção feminina no universo laboral (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Exposição História do Trabalho da Mulher
    Visitação da mostra, de entrada gratuita, está aberta ao público de segunda a sexta-feira (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Como parte de uma contribuição histórica e cultural da Câmara Municipal de Porto Alegre, a exposição itinerante História do Trabalho da Mulher está disponível para visitação até 15 de março, na Galeria Clébio Sória, andar térreo do Legislativo Municipal. Organizada pela Seção de Memorial da Casa, a mostra narra, em 20 banners, a construção feminina no universo laboral. 

Dividida em quatro linhas de evolução, a mostra inicia com a descrição das mulheres trabalhadoras no espaço privado, a casa; até os locais públicos, a rua. Com isso, são contadas as carreiras de camponesas, quitandeiras, lavadeiras, costureiras, eletricitárias, operárias, tecelãs, enfermeiras, professoras, telefonistas, secretárias e, inclusive, as de escritoras, artistas e guerreiras políticas.

Evolução

A metodologia utilizada para a realização da exposição levou em conta quatro linhas de evolução do horizonte feminino, desde o século XIX, até os dias atuais. Um dos aspectos da mostra foi revelar as condições de trabalho enfrentadas às vésperas da Revolução Industrial, tais como condições socioeconômicas e culturais. 

A primeira parte, Da casa à rua, revela como atividades já desenvolvidas pela mulher, no lar, se transformaram em fonte de renda para a sobrevivência. A segunda, intitulada Colarinho branco, aponta as atividades desenvolvidas por elas no setor de serviços. Já a terceira, chamada de Mundos do trabalho, apresenta as características do trabalho feminino no sistema fabril. E a última parte, nomeada A conquista do mundo, revela a ascensão delas em atividades do sistema de artes e da cultura, antes possível aos homens. 

A visitação, de entrada gratuita, está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18 horas. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255. Mais informações: (51) 3220-4318 (Memorial). 

Texto: Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)