Cultura

Exposição Mulheres no Poder fica até dia 31 na Câmara

Mostra resume a história de personagens que representam o empoderamento feminino ao longo dos séculos

  • Exposição na Camara.
    Painel exibe cena do filme Cleópatra, com Elizabeth Taylor (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Exposição na Camara.
    A exposição está montada no térreo do Legislativo (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

“Somente homens sabem ou podem governar?” é o questionamento que abre a exposição Mulheres no Poder, disponível para visitação até 31 de janeiro, na Galeria Clébio Sória, andar térreo da Câmara Municipal de Porto Alegre. Organizada pela Seção de Memorial da Casa, a mostra resume, em 12 banners, a história de 25 personagens que se esforçaram e revolucionaram o empoderamento feminino ao longo dos séculos no mundo. 

O primeiro banner, intitulado Um início tímido (Idade Antiga - 4.000 a.C - 476 a.C), retrata, no topo, a vida de Agripina, “uma forte influência política perante o povo romano”; e finaliza com a famosa Cleópatra Thea Filopator, que foi negociante, estrategista militar e governadora do Egito após conquistar Alexandre III da Macedônia. Já o último banner, nomeado A grande expansão, encerra com Dilma Rousseff (PT), “economista, política e a única mulher” eleita para a presidência do Brasil (2011-2016). 

Além de Agripina, de Cleópatra e da ex-presidente Dilma, também são contadas as histórias da quinta governante egípcia, Hatshepsut; da aristocrata chinesa e  primeira mulher a governar a China, Wu Zetin; da imperatriz regente da Germânia, Agnes de Poitou ou Inês de Aquitânia; da rainha espanhola Isabel de Castela; da primeira mulher a ter o status de femme fatale (mulher fatal), na Itália, Caterina Sforza; da rainha da Escócia com apenas seis dias de idade, Mary Stuart; de uma das mais famosas rainhas na cultura ocidental, Elizabeth I; entre outras.

No mesmo período da exposição, a vereadora Mônica Leal (PP) assumiu a presidência do Legislativo na última quinta-feira (3/1) para substituir o vereador e ex-presidente Valter Nagelstein (MDB). Em 245 anos de trajetória, ela é a quarta mulher a comandar o Parlamento do município. Antes assumiram a presidência as vereadoras Margarete Moraes, Maria Celeste e Sofia Cavedon, todas do PT. 

A visitação, de entrada gratuita, está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18 horas. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255. Mais informações: (51) 3220-4318 (Memorial). 

Texto: Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Tópicos:exposição Mulheres no Poder