CULTURA

Exposição “Violência contra a Mulher e a Criança” fica até 17 de maio na Câmara

  • Exposição de arte Violência contra a mulher e a criança
    Exposição está montada no térreo da Câmara (Foto: Débora Ercolani/CMPA)
  • Exposição de arte Violência contra a mulher e a criança
    São 12 obras na técnica de óleo sobre tela (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

“Mulheres espancadas, crianças estupradas em meio ao cenário de tantas lágrimas, sangue, dor e memórias abaladas” é a frase que faz parte do texto de abertura da exposição Violência contra a Mulher e a Criança, aberta ao público até 17 de maio, na Câmara Municipal de Porto Alegre. Proposta pelo vereador Hamilton Sossmeier (PSC), e realizada pela artista plástica Mirian Arceno Rocha, trechos como “As feridas causadas pela agressão cicatrizam, porém não são apagadas da memória” e “O abuso não tem raça, classe social ou idade” legendam as pinturas expostas na avenida Clébio Sória, andar térreo do Legislativo. 

Composta por 12 obras na técnica a óleo sobre tela, com dimensões de 50cmx60cm, e todas preenchidas com molduras pretas, a proposta da autora é, a partir da arte dela, dar maior visibilidade às realidades enfrentadas no dia a dia, sobretudo por mulheres e crianças. “A arte dando voz aos que não conseguem falar”, expressa Mirian.

As obras têm os seguintes nomes: O Retrato Obscuro do Abuso Sexual; O Grito Silencioso do Aborto; Meninos Também São Vítimas; A Sedução do Pedófilo; Tráfico Humano; Mãos Sem Limites; Memórias; Dor Que Não Cicatriza; Agressão Física; Tirando a Máscara; Feminicídio; e A Face da Justiça Omissa.

A visitação, de entrada gratuita, está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18 horas. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255. Mais informações: (51) 3220-4318 (Memorial). 

Artista

Natural da cidade de Ibirama (SC), Miriam começou a pintar em 1999. Ministrou aulas de óleo sobre tela durante cinco anos, em Camboriú (SC) - cidade onde atualmente reside. Participou, por duas vezes, do programa Vera Toledo, na TV Panorama, no quadro "Pintando ao Vivo", também em Camboriú. Desde 2016 a artista participa pintando ao vivo em seminários, convenções e conferências. 

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)