Plenário

Feira de Antiguidades do Mercado Público entra no calendário oficial

Valter Nagelstein Foto: Ederson Nunes
Valter Nagelstein Foto: Ederson Nunes
A partir deste ano, a Feira de Antiguidades do Mercado Público entra no calendário de eventos de Porto Alegre. É o que determina o Projeto de Lei 176/12, de autoria do vereador Valter Nagelstein (PMDB) que foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira (13/5).

De acordo com o projeto, a Feira de Antiguidades – que acontece uma semana por mês, de abril a dezembro, no Mercado Público Central de Porto Alegre – passa a vigorar oficialmente como atividade cultural da Capital. Nagelstein defendeu que “tal medida visa a assegurar aos cidadãos de Porto Alegre e ao turismo em geral a execução de um evento que tem por objetivo a promoção da arte e da cultura e o resgate histórico local, bem como incentivar o comércio varejista e a atividade turística na Capital”.

O vereador argumentou que a inclusão da feira é um reconhecimento ao trabalho de um grupo que se autogeriu por anos, “valorizando a cultura local e do município e, por isto, esta feira é boa para o mercado, para a economia, para a cidade e para o Estado”.

História

A Feira de Antiguidades do Mercado Público começou como um evento de única edição, em setembro de 2009. A intenção era apresentar algo inédito no país: um resgate
histórico e cultural, por meio de uma feira de antiguidades dentro de um mercado público, a ser realizada durante a semana de aniversário dos 140 anos daquela instituição. Organizou-se, então, uma exposição de artefatos antigos, bem como diversas apresentações culturais. O evento teve imediata aceitação popular, e, desde então, novas edições vêm acontecendo. Atualmente, a feira conta com 14 expositores e ocorre quase todos os meses, com duração de uma semana. 

Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14.303)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)