Cultura

Festival Calabrês apresenta "Maria Di Gesu e Artistas Convidados" na Câmara

  • Exposição de Maria Di Gesu e Artistas Convidados.
    Mostra conta com 10 convidados que apresentam temáticas variadas, na Avenida Clébio Sória (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Exposição de Maria Di Gesu e Artistas Convidados.
    Obras de Maria Di Gesu estão expostas no T Cultural Tereza Franco (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A exposição Maria Di Gesu e Artistas Convidados, de iniciativa do Festival Calabrês - o qual celebra costumes desta etnia influenciados pela cultura gaúcha, está disponível para visitação em dois locais da Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA). Proposta pelo vereador João Carlos Nedel (PP), as obras de autoria da artista serão exibidas até o dia 30 de agosto no espaço T Cultural Tereza Franco - segundo andar da CMPA; já a dos 10 convidados, até 6 de setembro na Avenida Clébio Sória - andar térreo do Legislativo. 

Ao todo, 51 pinturas fazem parte da mostra. Destas, 22 têm a maternidade registrada por Maria Di Gesu; e 29 levam a paternidade de outros artistas: Dolcino Aronna, Rosa Maria Engels, Imeritta Pandolffi Passos, Carmen Lúcia Carone Maciel, Francesco Rimolo, Elisabeth Scorza Baltar, Rodrigo Schiffner, Renato Filomena, Gabriel de Menezes Scorza e Ângela Geyer de Menezes. Sobre a exposição, não há uma forma linear, nem apenas um único material utilizado e, tampouco, uma temática definida. Pode-se dizer que os 11 artistas manifestam certa liberdade de construção das pinturas, em que pese boa parte delas revelem trechos italianos. 

Na parte destinada à Maria, embora um dos primeiros quadros seja seu autorretrato, a profissional aborda uma fraternidade entre a Itália, país de onde é natural, e o Brasil, terra em que reside há tempos. A sua cidade natal, Morano Calabro, tem espaço na mostra, assim como outras cidades da Itália. Do Brasil, pinta o carnaval; o indispensável pôr do sol e a famosa Praça XV de Porto Alegre; e a religiosidade - que ela igualmente colore a do seu país de origem.

Biografia 

Maria Di Gesu nasceu em 1928, na cidade italiana considerada irmã de Porto Alegre: Morano Calabro. Foi durante a 2ª Grande Guerra Mundial, ainda em solo italiano, que iniciou de forma autodidata a sua carreira. Naquele tempo, teve como primeiro interesse a pintura, a cerâmica e o desenho. Em 1947, aos 19 anos, mudou-se com a sua família para o Brasil. Aqui, Maria foi aluna de Iberê Camargo, Xico Stockinger, Danúbio Gonçalves, Vasco Prado e Benito Castañeda, além de participar do Atelier Livre da capital. Apreciada como uma das últimas representantes da arte naïf no Rio Grande do Sul, por não possuir preocupações acadêmicas, grandes formalidades técnicas e estilo próprio, Maria, atualmente com 91 anos, igualmente é musicista formada pelo Instituto de Belas Artes de Porto Alegre. 

Visitação

A visitação, de entrada gratuita, está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18 horas. A Câmara fica localizada na Avenida Loureiro da Silva, n. 255, bairro Centro Histórico da capital. Mais informações: (51) 3220-4318 - Seção de Memorial. 

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:CalabresesMorano CalabroMaria di Gesu