Plenário

Festival de rap pode ser incluído no calendário oficial de Porto Alegre

Vereador Roberto Robaina
Vereador Roberto Robaina (PSOL), proponente (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei que inclui o Festival Cohab É Só Rap no Calendário de Eventos de Porto Alegre e Calendário Mensal de Atividades de Porto Alegre. Esta é uma proposta do vereador Roberto Robaina (PSOL), em parceria com outros vereadores. “Por meio deste projeto, busca-se potencializar o apoio do Poder Público e da sociedade civil aos movimentos culturais urbanos, como o movimento hip-hop local, que mobiliza especialmente jovens moradores das periferias, não somente do Bairro Rubem Berta, mas de todo o país”, declara Robaina.

O Festival Cohab É Só Rap é um evento que ocorre há pelo menos 12 anos no bairro Rubem Berta, na capital, beneficiando cerca de 10 mil moradores do local por edição. Suas atividades incluem apresentações musicais de rap e de cantores urbanos (MCs), assim como de outras modalidades artísticas e manifestações culturais da periferia gaúcha, tais quais o grafite e o break.

"O objetivo do projeto é proporcionar a cidadania por meio da cultura, como modo de prevenção à criminalidade e à drogadição, além de fomentar o lazer e o pensamento crítico dos moradores da Zona Norte da Capital. Tal é garantido por legislações a nível federal, estadual e municipal. Assim, a sua inclusão no calendário oficial de Porto Alegre é um modo de aproximá-lo do Poder Público, potencializando suas capacidades", explica o vereador.

Texto: Adriana Figueiredo (estagiária de jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)