Plenário

Festival de Teatro de Rua é incluído no calendário oficial de Porto Alegre

Outros dois requerimentos de sessão solene também foram ratificados pelo plenário

Vereadora Sofia Cavedon
Iniciativa da vereadora Sofia Cavedon (PT) foi aprovada por unanimidade (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, em votação simbólica na tarde desta quinta-feira (4/5), o Projeto de Lei do Legislativo nº 236/16, de autoria da vereadora Sofia Cavedon (PT), que inclui o Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre no Calendário de Eventos de Porto Alegre e Calendário Mensal de Atividades de Porto Alegre no mês de abril. Segundo a vereadora, o festival “é uma ação de difusão de conhecimentos, sublinhando tendências, valorizando a experimentação, rompendo paradigmas, promovendo para a sociedade o desenvolvimento do conhecimento crítico e estimulando os campos de significação da arte como a cognição, a percepção, a capacidade criadora e a noção de pertencimento à sociedade”.

O Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre foi criado em 2009 pelo ator, diretor, produtor e gestor cultural Alexandre Vargas, e desde sua primeira edição, alcançou grande sucesso de público e de crítica. O evento reúne aproximadamente 90 mil pessoas e oferecendo ao público diversidade de linguagens teatrais de rua. “O Festival se posiciona com o intuito de criar oportunidades para a nova geração de artistas e oferecer a diversidade artística ao público, criando um elo entre a cultura e a Cidade e reinventando as relações entre a arte e a vida”, afirma a vereadora, no texto do projeto.

Requerimentos

Outros dois requerimentos foram aprovados pelo plenário durante a sessão, ambos relativos à realização de sessões solenes. Foram deferidos os pedidos do vereador Cassio Trogildo (PTB), que solicitou a realização de sessão solene no dia 6/5, às 21 horas, destinada a homenagear o transcurso dos 100 anos do Ypiranga Futebol Clube de Porto Alegre, e a solicitação do vereador João Carlos Nedel (PP), que prevê a realização de uma sessão solene em 23/5, às 19 horas, a fim de assinalar o transcurso dos 60 anos de fundação da Secretaria da Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre (Cáritas Arquidiocesana).

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)