Plenário

Força Aérea Brasileira recebe homenagem do Legislativo

  • Período de Comunicações em Homenagem ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira.
    Banda da Aeronáutica participou da solenidade nesta tarde (Foto: Giulia Secco/CMPA)
  • Período de Comunicações em Homenagem ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira. Na foto, o representante da Guarnição de Aeronáutica de Canoas, coronel aviador Omar José Sarmento dos Santos.
    Coronel Sarmento dos Santos agradeceu homenagem da Câmara Municipal (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre dedicou o período de Comunicações, da sessão ordinária desta quinta-feira (22/11), em homenagem ao transcurso do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrado em 23 de outubro. Proposta pela Mesa Diretora, a iniciativa teve como objetivo agraciar aeronáutica brasileira pelos serviços prestados à população em defesa da Pátria. Em nome do Legislativo, a vereadora Mônica Leal (PP) saudou a data e declarou ser um dia importante para o reconhecimento do trabalho da FAB.

Relembrando a invenção da primeira aeronave 14-Bis, criada por Santos Dummont, no ano de 1906, em solo francês, Mônica destacou: “Ali se realizou o que se considerava impossível: fazer o homem voar”. A partir de então, a vereadora lembrou o surgimento de aviões de grandes portes, caças e planadores que cruzam o céu ao redor do mundo. Para a vereadora, a data homenageia a todos que se dedicam a aviação, seja na defesa pátria, em prol do bem-estar da instituição e dos cidadãos, ou de forma comercial.

Ainda em seu discurso, Mônica disse que a FAB tem como missão integrar a nação, mantendo a soberania do país.
“É unânime o orgulho brasileiro por esta instituição, que também presta ajuda humanitária à população, transportando médicos, medicamentos, alimentos e água para ajudar vítimas de enchentes e outras catástrofes que venham ocorrer”, afirmou. Além disso, a vereadora ressaltou seu respeito e gratificação pelo comprometimento da instituição.

Reconhecimento 

Ao fazer o uso da palavra em agradecimento pela homenagem, o Coronel-aviador Omar José Sarmento dos Santos, da Guarnição Aeronáutica de Canoas,  se disse honrado em ocupar o espaço no Legislativo municipal, em razão do gesto de reconhecimento dos representantes da sociedade. De acordo com ele, a FAB trabalha com princípios e valores em suas atividades, sem distinção entre homens e mulheres, classes, credos ou raças, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade civil.

"Disciplina, amor e coragem é o lema do nosso sucesso", frisou Sarmento dos Santos. Conforme o coronel, é preciso disciplina para o controle do espaço aéreo, amor à pátria e coragem para defender o território nacional com soberania. Ainda segundo o coronel, a instituição trabalha dentro da lei e da ordem, voltada para o progresso da nação e pela busca de uma vida melhor para todos os trabalhadores brasileiros. 

A cerimônia também contou com a presença do chefe do Estado Maior da Ala 3, Coronel-Aviador Avedis Roberto Balequian; do Capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Amaury Marcial Gomes Júnior e o Tenente-coronel do Exército Cristiano Rodrigues Gós. 

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:Dia do AviadorForça AéreaAeronáutica