Educação

Fórum pela Inclusão Escolar expõe trabalhos de alunos na Câmara

  • Fórum da IX Semana Municipal de Inclusão Escolar.
    Trabalhos estão expostos no saguão do Plenário Otávio Rocha (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Fórum da IX Semana Municipal de Inclusão Escolar.
    Mostra pode ser visitada até sexta-feira (17/8) (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

Trabalhos realizados por alunos de escolas inclusivas da rede municipal da capital, junto com as instituições privadas Kinder e Frei Pacífico, estão em exposição na Câmara Municipal de Porto Alegre durante esta semana. A mostra integra o Fórum pela Inclusão Escolar, que tem o apoio da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece), neste ano presidida pelo vereador Tarciso Flecha Negra (PSD).

A iniciativa tem o apoio da Associação de Trabalhadores em Educação de Porto Alegre (Atempa) e conta com a participação de escolas especiais da Rede Municipal de Ensino (RME), professores que trabalham em Salas de Inclusão e Recurso (SIR), além de representantes que atuam na educação infantil, seja da educação precoce (de 0 a 3 anos) ou da psicopedagogia inicial (de 4 a 6 anos).

Uma vez por mês, o grupo se reúne para discutir questões de inclusão. Todos os anos, no mês de agosto, acontece a exposição na Câmara, em alusão à Semana da Inclusão. Esta é a nona participação do fórum. A Apae apoia o projeto, mas não tem trabalhos expostos. Segundo Márcia Loguercio, representante da Atempa, o fórum é uma “entidade que congrega a representação de várias instituições que lutam para que a inclusão escolar aconteça com qualidade”.

As escolas municipais participantes são as seguintes: EMEEF Profª Lygia Morrone Averbuck; EMEEF Tristão Sucupira Viana; EMEEF Profº Elyseu Paglioli; EMEF Décio Martins Costa; EMEM Emílio Meyer; EMEF Moradas da Hípica e EMEEF Professor Luiz F. Lucena Borges.

Ainda nesta semana irão ocorrer outros dois eventos relativos ao fórum:

- Quinta-feira (16/8), das 18h às 22h - Painel “Eu quero escola, que escola que eu quero”, que terá como eixos o acesso, permanência e sucesso na educação especial inclusiva. O painel será no Plenário Ana Terra.

- Sexta-feira (17/8), das 14h às 17h- Monitoramento da Meta 4 (que verifica políticas públicas de inclusão) dos planos nacional e municipal de educação. O evento será nas salas 301 e 302 da Câmara.

Serviço

O que: exposição de trabalhos do Fórum pela Inclusão Escolar

Quando: de hoje (14/8) a sexta-feira (17/8), das 8h30 às 18h

Onde: saguão do Plenário Otávio Rocha e "T Cultural" da Câmara (avenida Loureiro da Silva, 255 - 2º piso)

Entrada: gratuita

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)