Memória

Prorrogada a exposição de fotos de Virgílio Calegari

Mostra na Câmara reúne reproduções de 28 trabalhos do artista que revelam aspectos da Capital antiga.

  • Exposição do Fotógrafo Virgílio Calegari.
    O atelier do fotógrafo na Rua da Praia, próximo à Caldas Júnior (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Exposição do Fotógrafo Virgílio Calegari.
    Retratos, acendedores de lampiões e a família de Júlio de Castilhos (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre prorrogou até dia 7 de abril a exposição Virgílio Calegari, 80 Anos (1868-1937), composta por reproduções de 28 trabalhos do fotógrafo ítalo-brasileiro que viveu e trabalhou na capital gaúcha. As imagens retratam personagens e aspectos urbanos do final do século 19 e do início do século 20, revelando que a cidade sofreu profundas alterações desde então. A mostra homenageia Porto Alegre nos seus 245 anos, completados no dia 26 de março. 

Nas fotos, garimpadas no Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo pelos pesquisadores do Memorial, aparece uma Capital ainda sem arranha-céus e cortada por linhas de bonde. São lugares como a Hidráulica do Moinhos de Vento, o Centro Histórico e seus sobrados, a Praça da Matriz com a antiga Catedral e a Capela do Espírito Santo, o prédio neoclássico do Colégio Julinho (destruído em um incêndio) e a orla do Guaíba, assim como a fachada de um dos estúdios do artista. Calegari deixou também uma vasta coleção de retratos de pessoas comuns e ilustres, pobres e ricas - desde os acendedores de lampiões até a família do todo-poderoso Júlio de Castilhos, ex-governador do Estado. 

O fotógrafo

Virgílio Calegari nasceu em Bérgamo, Itália, em 1868, e chegou ao Brasil em 1881, junto dos pais e de três irmãos. A família morou primeiro em Caxias do Sul, na Serra. Em 1893, já em Porto Alegre, ele abriu um atelier na Rua do Arroio, hoje Bento Martins. Três anos mais tarde, inaugurou um novo estúdio, desta vez na Rua da Praia, no trecho entre a Rua Caldas Júnior (antiga Travessa Payssandu) e a Rua General João Manoel.

Graças ao trabalho de Calegari e de outros fotógrafos contemporâneos, parte da antiga Porto Alegre pode ser conhecida por seus atuais habitantes. O artista, que se dedicou às paisagens, aos retratos e ao registro de eventos populares, culturais e políticos, publicou muitas fotos em revistas, jornais e álbuns, entre eles Vistas do Novo Abastecimento d’Água - encomendado pela Intendência Municipal. Recebeu diversos prêmios em concursos de fotografia e até um Título de Cavaleiro da Coroa Italiana. Morreu na capital gaúcha em 1937, aos 69 anos. Em 2017, completam-se 80 anos de sua morte.

Visitação, palestra e filmes

A exposição está montada no Espaço T Cultural Tereza Franco, no 2º piso da Câmara Municipal (Avenida Loureiro da Silva, 255), com visitação das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Paralelamente, o Memorial do Legislativo realizará a palestra Virgílio Calegari e a Evolução Urbana de Porto Alegre, para escolas e grupos.

Dentro da Semana de Aniversário de Porto Alegre, a Câmara também exibirá dois documentários que têm a cidade como tema: Porto Alegre, meu Canto no Mundo, de Cícero Aragón; e A Tradição do Bará do Mercado, de Anelise Gutierres. A palestra e a exibição dos filmes devem ser agendadas pelo telefone (51) 3220-4318.    

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)