TRANSPORTE PÚBLICO

Frente Parlamentar em Defesa do Meio Passe será instalada segunda-feira

Durante o ato, o líder do grupo, Vereador André Carús, divulgará o calendário das primeiras ações

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O ato de instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Passe ocorrerá nesta segunda-feira, 28, às 13h30, na sala 301 da Câmara Municipal (Av. Loureiro da Silva, 255). O anuncio foi feito pelo líder da Frente, Vereador André Carús. Conforme Carús, na oportunidade, será divulgado o calendário das primeiras ações do grupo, que irá debater junto a escolas e universidades o pacote de projetos do Executivo que restringi a gratuidade do transporte coletivo, altera as isenções do pagamento de tarifa e aumenta a vida útil dos veículos.   

Conquista histórica de jovens e adolescentes existente há 62 anos na cidade, o meio passe estudantil estará no centro dos debates da Frente Parlamentar. “Entendemos que o corte do benefício a cerca de 120 mil estudantes irá provocar evasão escolar em função da dificuldade de deslocamento. Nossa intenção, com este debate, é não perder nossos jovens para a drogradição e para a criminalidade.”

Carús destacou que a Frente irá debater o assunto em profundidade e de forma democrática. “Não é uma Frente apenas de vereadores, mas de luta de toda a sociedade, não apenas dos estudantes, mas de pessoas com deficiências e outras categorias que têm ameaçados os seus direitos com o pacote do Executivo”, finalizou.  

A criação da Frente Parlamentar foi aprovada por unanimidade no último dia 16. A votação foi acompanhada por dezenas de estudantes, que lotaram as galerias do Plenário Otávio Rocha. Protocolada por Carús, a medida atendeu à solicitação da União Gaúcha dos Estudantes (UGES) e da União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre (UMESPA), com o apoio da União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE Livre) e direções de Grêmios Estudantis e Conselhos de Pais e Mestres (CPM's). 

Também integram a Frente Parlamentar os vereadores Adeli Sell, Aldacir Oliboni, Alvoni Medina, Cassiá Carpes, Clàudio Janta, Comandante Nádia, Dr. Thiago, Fernanda Melchionna, Idenir Cecchim, João Bosco Vaz, Luciano Marcantonio, Marcelo Sgarbossa, Márcio Bins Ely, Matheus Ayres, Mauro Pinheiro, Mauro Zacher, Mendes Ribeiro, Monica Leal, Paulinho Motorista, Paulo Brum, Professor Alex Fraga, Professo Wambert, Roberto Robaina, Sofia Cavedon e Valter Nagelstein.