Institucional

Frente Parlamentar vai trabalhar pela recuperação do Centro Histórico

Iniciativa do vereador Moisés Maluco do Bem foi instalada na Câmara nesta sexta-feira

  • Instalação a Frente Parlamentar e Recuperação do Centro Histórico de Porto Alegre. Da esquerda: Luciano Alabarse, Comandante Nádia, Mosés Maluco do Bem
    Secretário Alabarse (e), e vereadores Nádia e Moisés durante a instalação da Frente (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Instalação a Frente Parlamentar e Recuperação do Centro Histórico de Porto Alegre
    Trabalhos foram acompanhados por autoridades e moradores do Centro Histórico (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Foi instalada na manhã desta sexta-feira (12/5) na Câmara Municipal de Porto Alegre a Frente Parlamentar de Recuperação do Centro Histórico, a ser coordenada pelo vereador Moisés Maluco do Bem (PSDB). O ato contou com ampla participação da comunidade que reside na área, Poder Executivo e vereadores. “Muito se discute sobre a eficácia de uma Frente Parlamentar. Nós teremos sim uma programação e queremos contar com também com o apoio das entidades e  pessoas que queiram propor pautas”, disse Moisés. De acordo com o vereador, o primeiro passo será analisar dados gerais promovendo um diagnóstico da área, especialmente na questão da segurança.

A vereadora Comandante Nádia (PMDB), que assume a função de secretária da Frente, afirmou que se faz cada vez mais necessário o trabalho de pessoas de bem, que tenham interesse com a coletividade, independente dos partidos. “Muitos dos vereadores que compõem a Frente são novos no parlamento e seu objetivo comum é promover a mudança", afirmou. "O Centro Histórico é nosso cartão de visita e nosso papel aqui é fazer a ligação entre os anseios unificados da sociedade e o Executivo”, completou a vereadora ao informar que a primeira reunião de trabalho está prevista para o dia 16 de junho, às 10h, na sala 301 da Câmara Municipal.

CARINHO

Na oportunidade, ao se manifestar, Luciana Teles, assessora executiva da Associação Comercial, declarou que o Centro precisava dessa atenção e desse carinho. Já o gerente do Sindilojas, Eduardo Lucas, concordou com Luciana mas lamentou que a insegurança afaste as pessoas do Centro, ocasionando o fechamento de muitas lojas, que perdem clientes. O presidente da EPTC, Marcelo Soleti, também apoiou a iniciativa. “Para nós que estamos envolvidos diretamente com a comunidade é muito bom contar com o apoio dos vereadores”. Soleti lembrou que um dos principais projetos da empresa, neste ano, é priorizar o trânsito e segurança dos pedestres. 

O secretário de Cultura da Capital, Luciano Alabarse, disse estar muito impressionado com o alto nível dos vereadores. “Essa ideia de revitalização é urgente, pois se o Centro não é pujante, a cidade não se desenvolve. Se o Centro não existe de verdade, não existe a cidade”, concluiu. O secretario também sugeriu que os vereadores comecem seu trabalho analisando o Centro Histórico pelo nível térreo: "tendo como perspectiva o olhar estrangeiro, do turista".

PROPOSTAS 

O vereador Felipe Camozzato (Novo) ressaltou que a união entre os parlamentares se deve à importância do tema. “O Centro Histórico é uma fonte inesgotável de desenvolvimento de nossa cidade”. Matheus Ayres (PP) citou que seu mandato possui três grandes temas que vão ao encontro da abordagem da frente. “O primeiro diz respeito à dignidade da pessoa humana; o segundo trata da cultura exemplificado no projeto de reativação do bonde e o terceiro diz respeito à mobilidade urbana, e na intenção de desengavetar projeto de transporte hidroviário para a zona sul da Capital”, afirmou.

Cassiá Carpes (PP) destacou ser assíduo frequentador do centro de Porto Alegre. “Tenho vários projetos para essa região, mas o que nos trava é a impossibilidade de propormos ao Executivo propostas que onerem o mesmo financeiramente. É necessário, por exemplo, a instalação de mictórios, tendo em vista que as pessoas urinam nas ruas”, enfatizou. Valter Nagelstein (PMDB) lembrou de sua atuação como secretário da Indústria e Comércio, quando conviveu de perto com as questões do Centro. “O comércio ambulante em contraponto com os lojistas, a questão dos índios, o Viaduto Otávio Rocha, a segurança, penso que toda energia possível de nós, integrantes dessa Frente, deva ser investida nesses temas. A cidade está em débito com o Centro”, finalizou. 

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)