Solene

Fundador do Moinho Estrela é Cidadão de Porto Alegre

  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Angelo Domingo Pretto.
    Nedel e Pretto exibem o título concedido pela Câmara (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Angelo Domingo Pretto.
    Familiares, amigos e funcionários prestigiaram a cerimônia (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre outorgou hoje (11/12) ao empresário Ângelo Domingo Pretto o título de Cidadão de Porto Alegre. Ele é fundador do Moinho Estrela. O vereador proponente da homenagem, João Carlos Nedel (PP), presidiu os trabalhos, acompanhado pelo homenageado, sua esposa, Ida Pretto, e pelo vice-presidente da Associação Comercial de Porto Alegre, Zélio Hocsman. 

Nedel disse que a homenagem é uma honra em favor de um homem que ele conhece de longa data, e que vem de uma família de imigrantes, começando a trabalhar com oito anos. “Fez a primeira tropeada. Saiu de Xaxim para Lajeado com carga de alimentos numa aventura de quatro anos”, enfatizou Nedel.

Segundo Pretto, seu apreço pelos moinhos vem desde cedo. No início dos anos 1940, o pai montou um moinho de grãos na região onde moravam, perto de uma pequena cascata. Em 1951, Ângelo veio para Porto Alegre para prestar serviço militar, ficando 13 meses na Capital, quando, insatisfeito com a vida no quartel, voltou para sua cidade natal. Após esse período, trabalhou como ajudante de motorista e caminhoneiro-mascate, o que o levou a comandar uma pequena frota cargueira. 

Trajetória

Em 1958, a família Pretto fundou o Moinho Ideal, em Lajeado, onde permaneceu até 1961, quando voltou a Porto Alegre e montou uma distribuidora de alimentos no centro da Capital. Depois disso, liderou a compra do Moinho Estrela, transferido para a capital em 1970. O Grupo Estrela conta com 800 funcionários, sendo 650 diretos e 150 indiretos. A companhia tem 50 anos.

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)