Sessão Solene

Fundadora da Casa do Excepcional recebe título de Cidadã

Nascida em Portugal, Maria Irene Abrantes Zenhas tem trajetória dedicada às crianças especiais.

  • Outorga do Título de Cidadã de Porto Alegre à Sra. Maria Irene Simões Pessoa Abrantes Zenhas.
    Tarciso Flecha Negra (PSD) entregou diploma a Maria Irene (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Outorga do Título de Cidadã de Porto Alegre à Sra. Maria Irene Simões Pessoa Abrantes Zenhas. Na foto, a homenageada e o vereador Mauro Pinheiro.
    Aos 84 anos, Maria Irene Zenhas recebeu o reconhecimento da Cidade pelo seu trabalho voluntário em prol das crianças (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na tarde desta terça-feira (7/11), sessão solene de outorga de título de Cidadã de Porto Alegre a Maria Irene Simões Pessoa Abrantes Zenhas, fundadora da Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia. Proposta pelo vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), a homenagem ocorreu no Plenário Otávio Rocha e foi presidida pelo vereador Mauro Pinheiro (Rede).

Tarciso Flecha Negra afirmou que os vereadores aprovaram por unanimidade a proposta para que Irene recebesse esse prêmio. “A maioria das pessoas não tem ideia de quanto podemos aprender com os portadores de necessidades, valores como respeito, dignidade, força, compaixão e principalmente o amor. Se aprende a valorizar o conteúdo, não apenas a forma”, destacou. O parlamentar ressaltou ainda uma das crenças da homenageada: “ O segredo para aprender a amar é a doação: Quando você se coloca no lugar do outro e sabe que pode fazer alguma coisa para melhorar o mundo de outra pessoa, aprende a amar”, declarou. O vereador concluiu declarando que o trabalho da homenageada é maravilhoso. "O amor não é difícil de encontrar, ele se manifesta de várias formas em nossas vidas. A Câmara de Porto Alegre e a nossa cidade agradecem sua contribuição para nossas crianças e jovens."

A promotora da Infância e Juventude de Porto Alegre, Cinara Braga, destacou que o município tem hoje 1094 crianças e adolescentes em acolhimento. “Crianças e jovens da Fasc recebem pouco mais de R$ 4 mil per capita, enquanto que as crianças da Casa Santa Rita de Cássia, apenas R$ 944. Mesmo com todas as dificuldades, essa instituição é fruto de pessoas que batalham e que só sobrevivem porque contam com a ajuda dos empresários. O Ministério Público será sempre seu parceiro”, concluiu. Cada vez mais as pessoas estão concentradas nelas próprias e em um consumismo, disse a vice-cônsul de Portugal na Capital, Adriana Ribeiro Cínara. “Maria Irene dá tudo que tem para cuidar dessas crianças, é um exemplo que temos para pensarmos e tentarmos ser um pouco como ela. Para pararmos e olharmos para outro e parar de correr sempre atrás de alguma coisa. Obrigada em nome de Portugal e dos portugueses pelo seu trabalho”, ressaltou.

Aos 84 anos e muito emocionada, Maria Irene Simões Pessoa Abrantes Zenhas disse na tribuna que tudo que faz é realizado com o coração e agradeceu a todos que fazem parte da sua jornada. 

Trajetória 

Nascida em Portugal, Maria Irene Simões Pessoa Abrantes Zenhas se casou com Adelino Abrantes Zenhas e ganhou de um tio uma viagem de lua de mel para o Brasil. Foi de navio até o Rio de Janeiro e de lá veio de avião para conhecer Porto Alegre. A passagem pelo sul do Brasil mudou completamente sua vida. O trabalho de doação e amor às crianças não a deixou voltar para Portugal.

Na capital gaúcha, representando a colônia portuguesa, participou de uma Cruzada de Amor às Crianças Excepcionais. Um espaço no Centro Histórico da Capital foi doado pelo Município para que abrigasse crianças especiais. Quando assumiu um restaurante, fruto de uma doação, Maria Irene passou a pedir doações para seus conterrâneos e outras pessoas com posses que conheceu na Cidade. Na sua gestão, o restaurante conseguiu um grande lucro, todo revertido em prol das crianças excepcionais, muitas não caminhavam, não falavam e viviam em cima de uma cama. 

Conseguiu uma casa no Bairro Chácara das Pedras, onde, no dia 22 de maio de 1978, nasceu a Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia, instituição pioneira no tratamento de crianças excepcionais no Rio Grande do Sul. Logo depois, a entidade mudou-se para um local no Bairro Jardim Itu Sabará, ainda pagando aluguel. Seu marido lhe deu o terreno onde atualmente fica localizada a entidade na Estrada Martin Félix Berta, no Bairro Rubem Berta, zona norte da Capital, uma organização não governamental e sem fins lucrativos que atendia crianças com lesões cerebrais que precisavam de cuidados especiais e permanentes todos os dias e não tinham condições econômicas para o tratamento. 

Com o tempo, muitas crianças atendidas na Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia foram melhorando, e Irene passou a lutar para dar uma vida mais digna a elas. Novamente contando com a ajuda de empresários, construiu um prédio que consegue abrigar até sessenta crianças excepcionais. A nova estrutura foi erguida graças à colaboração de empresas e técnicos de diversas áreas, que, de maneira voluntária, contribuíram com serviços, equipamentos e material.

Muitos pacientes, que Irene chama de filhos, sempre viveram na Casa e hoje têm quase 50 anos de idade. Muitos outros, que chegaram ligados a sondas, em estado vegetativo em cima de uma cama, depois dos cuidados de Irene reuniram condições de frequentar a escola. A Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia atualmente oferece aos pacientes tratamentos como fisioterapeuta, fonoaudiólogo, pediatra, assistente social e médico neurologista, e a alimentação é toda elaborada por uma nutricionista. São 36 colaboradores contratados e 42 voluntários, que doam seu tempo e sua vontade às crianças.

Também prestigiaram a sessão o juiz da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Porto Alegre, Marcelo Rodrigues, e o conselheiro da Casa Santa Rita de Cássia, Clodis Xavier, além do vereador Reginaldo Pujol (DEM).

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)