HOMENAGEM

GOE recebe diploma da Câmara pelo 52º aniversário

  • Período de Comunicações em homenagem ao 52º Aniversário do Grupamento de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE). Na foto, Comissário Uirassú Arrial Cordeiro, delegado Carlos Iglesias Júnior, vereadora Mônica Leal, comissário Sanders de Sant´Helena e secretária municipal de Segurança Cláudia Cristina Santos da Rocha.
    Presidente entregou diploma a representantes do GOE (Foto: Débora Ercolani/CMPA)
  • Período de Comunicações em homenagem ao 52º Aniversário do Grupamento de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE).
    Integrantes do Grupamento prestigiaram a cerimônia (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem pelo transcurso do 52° aniversário do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE), comemorados no dia 22 de maio, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (23/05). Conduzida pela vereadora e presidente Mônica Leal (PP), que fez a entrega do diploma em cumprimento às autoridades presentes do GOE, a cerimônia também contou com a presença da secretária municipal de Segurança, Cláudia Cristina Santos da Rocha, representando o prefeito Nelson Marchezan Júnior. 

Na oportunidade, em nome da Mesa Diretora, Mônica saudou o grupo. Disse que o grupamento é sinônimo de inteligência, agilidade operacional, treinamento especializado, alto padrão tático e de profissionais capacitados em segurança pública. Demonstrou o orgulho dela pelo seu pai, Pedro Américo Leal, ter sido um dos idealizadores e fundadores do GOE, assim como patrono do conjunto. “A minha ligação com vocês é estreita, afetiva e muito antiga”, enfatizou a presidente ao lembrar que está no seu terceiro mandato e, com isso, persiste na caminhada pela valorização e o incentivo dos profissionais da segurança pública de qualidade. 

Segundo a parlamentar, o pioneirismo do GOE remete ao ano de 1967, quando foi iniciado no estado e no Brasil. Sempre de prontidão para agir, com um trabalho planejado e de reconhecimento público, Mônica elencou a gama de características fundamentais dos policiais que exercem sua missão: “determinação, equilíbrio emocional, força física, espírito de companheirismo, disposição, treinamento continuado e completa disponibilidade para ser acionado a qualquer momento”. “Obrigada por servirem e protegerem de forma tão séria a sociedade gaúcha”, elogiou. 

Vereadores

Em nome do PSol, o vereador-professor Alex Fraga cumprimentou a todos os presentes pela data comemorativa. “É uma justa homenagem aos componentes da Polícia Civil”, afirmou. Mencionou, contudo, que a preocupação com a segurança não se dá somente no RS, mas no país inteiro e que “as políticas públicas devem avançar no combate a essa problemática”. Na tribuna, Fraga destacou que a Guarda Municipal não consegue enfrentar a segurança sozinha. “Vocês, como policiais civis, têm importante papel”, observou o parlamentar ao abordar a necessidade de investimentos pesados tanto na Polícia Civil quanto no Instituto Geral de Perícias (IGP), no sentido de efetivar a questão da segurança. 

Grupamento

Representando o Grupamento, o delegado Carlos Iglesias Júnior expressou sua gratidão e satisfação pela homenagem. Contou que seria difícil apresentar toda a trajetória do GOE e, por isso, abordou aspectos considerados por ele como salutares. Relatou que o GOE foi o primeiro grupo tático do Brasil e um dos primeiros do mundo competente a realizar atividades de polícia não-convencionais; mencionou o apoio operacional concedido à Polícia Civil e a outros grupos no cumprimento de mandados; falou sobre o enfrentamento das ações judiciárias; e sublinhou “o legado edificado ao longo de muitos anos no combate à criminalidade cotidiana”. 

Por fim, o delegado recordou Pedro Américo Leal e agradeceu à Mônica por ser a representação viva do pai no Legislativo Municipal. “Somos uma equipe multitarefa e introjetamos na mente dos componentes do GOE que não há labor impossível de ser cumprido”, cocluiu Iglesias ao, mais uma vez, agradecer e reforçar que o grupo está sempre buscando melhorias constantes e o avanço rumo à excelência.

História

O GOE foi o primeiro grupo tático do Brasil e um dos primeiros do mundo apto à realização de atividades de polícia não-convencionais. É anterior, inclusive, ao esquadrão SWAT de Los Angeles, pioneiro nos Estados Unidos da América, criado em 1970. O GOE foi criado em 22 de maio de 1967, no governo de Euclides Triches, pelo então superintendente dos serviços policiais, tenente-coronel Pedro Américo Leal, e teve como primeiro chefe o comissário de polícia Valdevino Francisco da Silva. 

Atualmente conta com 47 integrantes e pode ser qualificado como uma equipe multitarefa, contando com vários segmentos, entre os quais: o Serviço Policial Operacional (SPO), encarregado do traslado dos presos de todos os órgãos policiais de Porto Alegre e Região Metropolitana até as respectivas Casas Penais do Estado do Rio Grande do Sul, o Grupo de Resgate e Intervenções (GRI), responsável pela atuação em gerenciamento de crise e apoio em operações policiais, a Casa de Custódia Policial, local onde são mantidos os presos com prerrogativa de prisão especial, e a Secretaria do GOE, onde são desenvolvidos projetos administrativos. 

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)