Presidência

Governador é convidado para reabertura do Comitê Permanente de Segurança Metropolitano

Solenidade terá palestra do secretário estadual de Segurança

Entrega de convite do Forúm da Segurança Metropolitana para o Governador José ivo Sartori. Na foto, o presidente da Câmara, Cassio Trogildo.
Governador (e) disse que fará o possível para comparecer (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Na tarde desta segunda-feira (20/03), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cassio Trogildo (PTB), formalizou convite para o ato de reabertura do Comitê Permanente de Segurança Metropolitano ao governador do Estado, José Ivo Sartori, e ao diretor do Foro Central da Comarca de Porto Alegre, juiz Amadeo Henrique Ramella Buttelli. A solenidade, agendada para o próximo dia 29 de março, às 9h30min, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal, contará com a participação do secretário estadual da Segurança, Cezar Schirmer.

Trogildo também entregou o relatório de atividades do Comitê Permanente de Segurança Metropolitano, estabelecido pelo Legislativo Municipal em 2016, ressaltando a importância da presença das autoridades, para fortalecer a integração, alinhamento de ações, a comunicação e o efetivo trabalho em prol da segurança pública, “que é um tema multidisciplinar". 

Sartori disse que fará o possível para comparecer ao ato, que simboliza a união de forças para tratar as questões que envolvem a segurança. Buttelli adiantou a confirmação de sua presença e manifestou interesse em colaborar, reiterando que “a simples integração de informações faz a diferença, como forma de aprimorar as diversas áreas que envolvem a segurança”.

Trogildo informou que o secretário Schirmer vai apresentar o novo Plano de Segurança Nacional, que será implantado em breve na Capital. Além disso, esclareceu que o Comitê Permanente de Segurança Metropolitano é composto por representantes da sociedade civil e organizada, a exemplo da Associação dos Juízes do RS (Ajuris), Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep), Associação dos Comissários de Polícia (ACP), Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf), Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar e Bombeiros Militar (Asstbm) e Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (FEDC).

Texto: Angélica Sperinde (Reg. Prof. 7862)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)