GRANDE EXPEDIENTE / COMUN

Discursos em Grande Expediente e Comunicações

Os vereadores de Porto Alegre abordaram,  na sessão desta segunda-feira (26/6), os seguintes assuntos: 

CONVENÇÃO – Professor Garcia (PPS) comentou a convenção realizada pelo PPS, no domingo, que lançou o deputado federal Nelson Proença e a ex-deputada Hilda de Souza como candidatos a governador e vice-governadora do Estado. Assinalou que a  aliança com nove partidos firmada no encontro indica o esforço do PPS para buscar, de forma coletiva, o diálogo pelo Rio Grande. “Buscamos unidade, força e disposição de entrar em campo e jogar junto”. Garcia também comentou a carta de intenção firmada com PSB e PL visando a uma possível campanha conjunta. (AB)

SAÚDE - Adeli Sell (PT) pediu providências da Secretaria Estadual da Saúde no que se refere ao tratamento de pacientes portadores de fibrose cística. Informou que, por falta de pagamento, o fornecimento de 10 mil unidades da enzima lipase está suspenso, prejudicando aqueles que dependem do remédio. Segundo Adeli, a falta do medicamento provoca perda de peso, má digestão e má absorção, além de representar grave problema de saúde pública. Hereditária e não contagiosa, a fibrose cística é uma doença que causa o mau funcionamento de certas glândulas do corpo e dos sistemas respiratório e digestivo. (AB)

IPCA - João Dib (PP) evocou o nome do ex-prefeito José Loureiro da Silva, que segundo ele “cumpria o que assinava”, para referir-se ao atual prefeito José Fogaça. Observou que a política salarial dos servidores municipais foi encaminhada à Câmara e assinada por Fogaça, estabelecendo o fim da bimestralidade e fixando o mês de maio como data-base para o reajuste. Lembrou que o percentual previsto em lei, através do IPCA, ordenava o pagamento de 4,51% aos municipários, divididos em duas parcelas: 2,42% retroativo a maio de 2005 e 2,09%, a partir de janeiro de 2006. Pelo jeito, os documentos não têm valor para o prefeito”, acrescentou. (VBM)

ARTESÃOS - Aldacir Oliboni (PT) lembrou que o presidente da Câmara, Dr. Goulart (PDT), promulgou hoje a Lei do Antinepotismo, de sua autoria. Também relatou o encontro de artesãos e artesãs do Rio Grande do Sul, que aconteceu na Casa na última sexta-feira. “Só em Porto Alegre há 20 mil artesãos”, destacou. Informou que a categoria está se organizando para formar o sindicato e futuramente uma federação. Disse que a organização vai viabilizar financiamentos, proporcionando condições para investimentos do setor. Afirmou, ainda, que os artesãos estão buscando novos espaços físicos para as suas feiras. Observou, também, que está tramitando no Congresso Nacional a regulamentação da profissão. (VBM)

HIPERTROFIA - Dr. Goulart disse que “muito tem se falado em doenças, principalmente as incuráveis, mas há outras que causam desconforto, ardência e mau cheiro. Lembrou que a hipertrofia da mama e o ventre em avental trazem muitos transtornos para a mulher. “Dá inflamações crônicas, onde se juntam bactérias, fungos, dão ardência, causam mau cheiro, isto sem comentar o aspecto estético”, declarou. Afirmou que há um projeto em tramitação na Casa que prevê que um percentual das cirurgias seja destinado para essas pessoas sem condições e que não são contempladas pelo SUS. “Espero que não haja aspecto anticonstitucional, porque é um projeto muito importante”, destacou. (VBM)

MUNICIPALIZAÇÃO - Dr. Raul (PMDB) Seguiu falando dos aspectos relacionados à saúde. Disse que está insistindo para que se apresse a municipalização dos postos do Bairro Murialdo, no Partenon. Comentou, ainda, projeto de sua autoria que cria o Centro de Planejamento Familiar, gratuito. “É um pleito da sociedade de Porto Alegre, que vai proporcionar, da informação até a cirurgia, um serviço para a população carente da cidade. Também informou que fez contato com o secretário Estadual da Saúde, João Gabardo, para falar sobre os medicamentos de uso contínuo e que o secretário lhe garantiu que a equipe técnica do órgão está reunida para normalização da distribuição dos remédios. (VBM)

ROUBOS - Adeli Sell (PT)  disse no plenário que se não houvesse receptador não haveria o ladrão. Contou que um fotógrafo de Porto Alegre teve seu carro roubado, perdendo todos seus equipamentos. Adeli lembrou que “os receptadores de hoje não são mais vulgarmente  pés-de-chinelo, são parte da máfia”. O vereador petista questionou o trabalho realizado pela cúpula da Secretaria de Justiça e Segurança do Rio Grande do Sul (SJS), que segundo ele não tem competência para tomar iniciativas e medidas para melhorar a segurança no estado. Adeli afirmou que as empresas da Azenha estão falindo, porque existe uma máfia de falsos mecânicos e de venda de peças. “Vou lembrar:  só existe ladrão porque existe receptador”, finalizou.

Alexandre Costa (reg. prof. 7587)

Andréia Bueno (reg. prof. 8148)