Homenagem

Arquiteto recebe Prêmio Ecologista do Ano

Urquiza recebeu distinção por seutrabalho em prol da natureza Foto: Caroline da Fé
Urquiza recebeu distinção por seutrabalho em prol da natureza Foto: Caroline da Fé

Em solenidade realizada nesta terça-feira (30/5) a Câmara Municipal outorgou ao arquiteto e coordenador administrativo da Cooperativa de Trabalho Transdisciplinar (Arcoo), Otávio Urquiza Chaves, o Prêmio Ecologista do Ano José Lutzenberger. Natural de Curitiba, Urquiza reside em Porto Alegre há mais de duas décadas, onde desenvolve projetos voltados à prática cooperativista e ecológica. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Unisinos, também realiza projetos arquitetônicos nas capitais gaúcha e paranaense.

O proponente do prêmio, vereador Carlos Comassetto (PT), ressaltou que o tema ambiental é universal, estando muito acima das disposições partidárias, “onde temos de trabalhar para mudarmos a cultura e criarmos uma educação ambiental”. Ele citou as entidades que vêm trabalhando em defesa do meio ambiente, como o Greenpeace.

Ao estender o prêmio a sua mãe e a seus filhos, Urquiza disse que as obras realizadas em favor do meio ambiente se ecoarão nos próximos dez anos. Ele disse que é preciso enxergar a vida como ela é e não como a gente deseja que seja. Citou as cooperativas habitacionais ecológicas como a saída para o futuro sustentável do Planeta. 

Também se manifestaram na cerimônia os vereadores Mônica Leal (PP), Clênia Maranhão (PPS), Carlos Todeschini (PT), José Ismael Heinen (PFL) e Ervino Besson (PDT), além do secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch.
 
Adroaldo Bueno (reg. prof. 7342)