Plenário

Horta Lomba do Pinheiro será transformada em Área de Proteção

Proposta aprovado garante continuidade do projeto agroecológico na atual área

  • Horta comunitária da Lomba do Pinheiro
    Horta comunitária tem 7 mil metros quadrados de área (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereador Airto Ferronatto na tribuna do plenário
    Vereador Airto Ferronato (PSB) é o autor da proposta (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Foi aprovado nesta quinta-feira (9/6), na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto do vereador Airto Ferronato (PSB) que propõe transformar em Área de Proteção do Ambiente Natural (Apan) a área onde está localizada a Horta Comunitária Lomba do Pinheiro, no Bairro Lomba do Pinheiro. A área, situada na Estrada João de Oliveira Remião, 5088, atualmente está gravada como Área Especial de Interesse Institucional (AEII). A alteração, de acordo com Ferronato, atende uma reivindicação da comunidade do bairro e visa à preservação ambiental e sociocultural do terreno, proibindo a abertura de vias para o trânsito de veículos automotores naquela região. Se aprovado o projeto, ficarão alterados os limites das Subunidades 02, 10 e 12 da Unidade de Estruturação Urbana (UEU) 04 da Macrozona (MZ) 10, bem como a destinação da Subunidade 10 da UEU 04 da MZ 10. A proposta também cria as Subunidades 13 e 14 na UEU 04 da MZ 10.

Aos fundos do Centro Cultural e do Centro Administrativo Regional Lomba do Pinheiro (CAR Lomba do Pinheiro), em área pertencente à Prefeitura Municipal de Porto Alegre, funciona a Horta Comunitária Lomba do Pinheiro, que é protegida em uma de suas faces por uma mata nativa. "É um projeto coletivo de produção orgânica com enfoque pedagógico, terapêutico e de inclusão social. Mais de 10 mil pessoas já participaram de atividades na horta, trabalhando, participando de oficinas e formações ou visitando-a", explica Ferronato. "Alunos das Sociedades de Assistência Social e Educacional (Sase), creches, escolas, universitários, idosos, usuários do Sistema Único de Saúde e profissionais da saúde, entre outros, fazem parte do dia-a-dia desse projeto."

Espaço físico

O espaço físico da horta é de 7 mil metros quadrados, com hortaliças, ervas de chás e medicinais, pomar e algumas plantas exóticas como a cúrcuma. E as atividades são variadas, como a preparação de canteiros, a adubação, a capina, o plantio de hortaliças, ervas de chás e temperos, o regadio, a colheita, a produção de mudas, a coleta de folhas da mata para cobertura vegetal nos canteiros, as trilhas ecológicas, os jogos, os exercícios de relaxamento, a ioga, as rodas de conversa, as palestras, os estudos de plantas, as oficinas, os eventos como o Chá da Primavera, a feijoada, o sopão e o doce de hibisco.

"Ao participar dessas atividades, os integrantes da horta sentem-se bem, melhoram de males emocionais, ocupam-se, conversam, fazem amizades, aprendem e trocam experiências. Em suma, fazem terapia, além de usufruírem dos produtos colhidos", destaca o vereador. Ele ainda destaca que o lema da comunidade é “Na horta todos plantam de tudo, todos cuidam de tudo e todos colhem de tudo”, sendo a colheita feita de forma coletiva e igualitária, tanto nos grupos de alunos como no de adultos. E, para usufruir dos produtos, cada participante deve contribuir de alguma forma com a horta. "A Horta Comunitária Lomba do Pinheiro exerce a tarefa crucial da educação ambiental de crianças e adolescentes, trabalho indispensável para a formação da cidadania. Além disso, por iniciativa da horta, seus usuários e outros agentes do Poder Público Municipal, está em curso o projeto de limpeza e desassoreamento do Arroio Taquara."

Arroio Taquara

Ferronato explica que o Arroio Taquara percorre uma porção muito relevante do território da região, passando pelos fundos da horta e constituindo-se num dos afluentes da Represa Lomba do Sabão, do Parque Natural Municipal Saint’-Hilaire e, consequentemente, do Arroio Dilúvio. "A educação ambiental e sanitária exercida pela horta mostra à comunidade que, até em pequenos espaços, é possível cultivar hortaliças, chás e temperos saudáveis, bem como contribuir para a preservação ambiental. Essa multiplicação do conhecimento já transcendeu o território da Lomba do Pinheiro e foi compartilhada nos Bairros Partenon e Santa Cecília, entre outros, por meio de assessorias prestadas pelos gestores da Horta Comunitária."

Segundo os princípios da agroecologia, diz o vereador, é necessário manter o equilíbrio ambiental para ter êxito na produção orgânica. "Por isso, a mata nativa que circunda a horta faz parte do projeto, além das atividades já citadas. A área física de mata, do Arroio Taquara e da Horta Comunitária constitui, desde 2011, um espaço de convivência, de saúde alimentar, física e mental para todas as crianças, adolescentes e adultos de várias idades, moradores ou profissionais que frequentam esse lugar. Assim, queremos transformar esse espaço em uma área de proteção ambiental e de trabalho social. A mata nativa em questão é uma barreira natural, essencial para a proteção da horta, que é uma iniciativa comunitária sociocultural, educativa e de inclusão social."

Texto e edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)