Sessão Solene

Hospital Cristo Redentor recebe troféu da Câmara

  • Hospital Cristo Rendentor recebe o troféu Câmara Municipal de Porto Alegre.
    Mendes Ribeiro entregou a distinção aos representantes do Cristo (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
  • Hospital Cristo Rendentor recebe o troféu Câmara Municipal de Porto Alegre.
    Walter Broock disse que o hospital teve de se reinventar devido à criminalidade (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

“Com muita alegria que recebo aqui os representantes do Hospital Cristo Redentor”, iniciou o vereador Idenir Cecchim (PMDB), que presidiu a sessão solene que outorgou o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à instituição de saúde, nesta terça-feira (13/12) no Plenário Otávio Rocha. A homenagem foi proposta pelo vereador Mendes Ribeiro (PMDB) e contou com a participação de autoridades do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e do Cristo Redentor, além de funcionários e familiares.

O Hospital Cristo Redentor, popularmente conhecido como Pronto-Socorro da Zona Norte, pertence ao GHC e realiza todos os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme Mendes Ribeiro, o Troféu é a mais alta honraria da Câmara Municipal, agora entregue a "uma das instituições mais grandiosas e gloriosas de Porto Alegre”.

O Hospital foi criado para atender os trabalhadores do bairro Cristo Redentor que careciam de assistência médico-hospitalar e realiza, atualmente, cerca de 20 mil atendimentos ambulatoriais e 500 cirurgias mensais. “A sua grandeza é feita por aqueles que propiciam esses números, pelos profissionais que nos ajudam a nascer e viver e que lidam com o extremo dos nossos e dos próprios sentimentos. Hoje são mais de 1.500 profissionais envolvidos para atender a saúde de toda a Região Metropolitana”, comentou o vereador.

O gerente de Internação do Hospital Cristo Redentor, Walter Broock, contou que é difícil manter esses números oferecendo um bom atendimento diante da situação da saúde pública de Porto Alegre, que mantém a estrutura da década de 1980, quando a demanda era muito menor, e com o aumento da criminalidade. “Tivemos que nos reinventar diante dessas adversidades. Hoje atendemos mensalmente aproximadamente 150 pacientes vítimas de violência, o que é um quadro bastante preocupante.”

Broock relembrou que o objetivo do Hospital é oferecer segurança para os pacientes, funcionários e todos que necessitam de atendimento e agradeceu pelo Troféu. “Hoje é um dia de agradecimento pela homenagem e pelo empenho dos nossos colegas de trabalho. Por isso, estendo essa honra a todos os que passaram pela direção do Hospital nesses 60 anos de existência”, finalizou.

A instituição

O Hospital é referência no atendimento a pessoas acidentadas no Rio Grande do Sul. Especializado em traumato-ortopedia, bucomaxilo-facial, queimaduras e cirurgias plástica e de trauma geral, o Cristo possui 264 leitos e se destaca pelo Serviço de Reabilitação e Fisioterapia e pela excelência em neurocirurgia.

Desde 2009 o atendimento à população foi aperfeiçoado com a ampliação e a qualificação da emergência, que atende cerca de 500 pessoas diariamente. Aumentou para 22 o número de leitos disponibilizados de acordo com o grau de risco dos pacientes, e da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), que também ampliou os leitos e recebeu novos equipamentos de respiração, além de uma nova central de substituição renal e em sistema de monitoramento completo.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição; Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)