Comissões

Hospital da Brigada amplia leitos por conta de doações

Visita ao Hospital da Brigada Militar. Na foto, os vereadores Hamilton Sossmeier e André Carús ao lado do diretor-administrativo MAJ QOEM Jader Pessoa de Sequeira Filho.
Major Jáder Sequeira de Pessoa Filho explicou reformas aos vereadores Hamilton Sossmeyer (e) e André Carús (c) (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)

Inaugurado em 1970, o Hospital da Brigada Militar em Porto Alegre, localizado na zona sul da cidade, – existe um segundo em Santa Maria – recebeu um choque de gestão pilotada pelo diretor geral da instituição, major Jáder Sequeira de Pessoa Filho. Essa foi a constatação do presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), vereador André Carús (MDB), e do também vereador Hamilton Sossmeyer (PSC). Eles visitaram a unidade hospitalar nesta quinta-feira (21/3).

Sequeira revela que as reformas ocorrem, principalmente, por doações de empresários e de fornecedores. Um dos principais filantropos do Hospital da Brigada Militar é o capitão do tetra e ex-técnico da seleção brasileira, Dunga. Ele costuma abastecer a unidade com remédios e outros insumos, além de procurar outros empresários interessados em doar recursos.

“Toda a família brigadiana é atendida aqui. Mas atendemos a Polícia Civil e servidores civis do IPE Saúde”, sublinhou major Sequeira. Ele disse que a unidade é a única no Estado com aparato de segurança e recursos de alta complexidade para atender e proteger policiais baleados, justamente por funcionar como uma espécie de hospital com estrutura de unidade policial. Com mil profissionais, o hospital da Brigada atende uma média de três mil pacientes/mês somente na emergência. 

Recuperar a estrutura e reativar todos os 194 leitos é a principal meta de Sequeira. Atualmente, vários setores passam por melhorias. Em abril, estarão prontos seis novos leitos de internação eletiva e mais seis de psiquiatria, especialidade muito demandada por policiais, por conta da pressão psicológica intrínseca à prática profissional. Atualmente, são 55 leitos para internações regulares, 45 em recuperação, 14 da emergência que já foram reativados e seis leitos de UTI também revitalizados. 

Com as doações de um empresário do ramo farmacêutico de São Paulo, o Hospital da Brigada receberá, até o final do ano, um centro cirúrgico traumatológico de alta complexidade. Com isso, assinala o diretor geral, e na medida que novos leitos forem reativados, ele projeta transformar a instituição em referência no atendimento de todo o corpo de profissionais lotado na segurança pública. “Esse é o único hospital que oferece segurança para policiais feridos no cumprimento do dever”, reitera Sequeira.

Demandas

Diante do sistema de parcerias e doações que vem permitindo a recuperação do hospital, o presidente André Carús anotou algumas demandas que a prefeitura poderá atender no sentido de melhorar a área externa do hospital. Ele irá solicitar que a EPTC faça a demarcação de uma nova área de estacionamento que já está disponível. O outro pedido é a realização de podas de árvores pela Smam.

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Hospital da Brigada