Escola do Legislativo

I Jornada de Inovação mostra melhorias nas rotinas administrativas da CMPA

Fachada da Câmara Municipal. Palácio Aloísio Filho.
Fachada da Câmara Municipal. Palácio Aloísio Filho. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Ocorreu nesta terça-feira, a I Jornada de Inovação nas rotinas administrativas da Câmara Municipal de Porto Alegre. Organizada pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli e integrantes da Semana do Servidor. A jornada foi organizada em duas mesas de debates, com o objetivo de mostrar a comunidade porto-alegrense, aos vereadores e interessados em gestão pública, as iniciativas de inovação relacionados à gestão legislativa municipal na capital. Possibilitando a troca de experiências, o seminário apresentou as boas práticas de trabalho criadas recentemente por servidores municipais.

A primeira mesa abordou comunicações que trataram do tema inovação em informação. Nara Pertille e Marcia Barreto, servidoras da Assessoria de Recursos Humanos, abordaram os projetos que tratam do relacionamento entre servidores efetivos e cargos em comissão.  “Há uma série de informações importantes para o dia a dia dos servidores que necessitava ser passada de forma mais eficaz” afirmou Pertille.  O segundo tema abordado por Luis Otávio Silva e Miguel Pryotoluk, registros, foi referente a automação de rotinas administrativas no setor de registros históricos, “Usando recursos pouco conhecidos do próprio word, poupamos tempo e geramos eficiência” disse Pryotoluk.

Ana Paula Franchetto, setor de taquigrafia, trouxe para a jornada, o tema do tratamento e divulgação de informações nos registros taquigráficos – o Projeto Conectaq. “Disponibilizamos a integra da produção taquigráfica e há documentos, inclusive, disponibilizados em tempo real”, finalizou Franchetto. Integrante da Escola do Legislativo, Jorge Barcellos, abordou a criação do Núcleo de Estudos e Pesquisas da ELJB “Atendemos agora solicitações de estudos pelos vereadores e temos produção própria alinhada as linhas de pesquisa da Escola”, afirma Barcellos.

A segunda mesa de trabalho procurou discutir sobre o tema da inovação em Processos. Jaderson Borgelt, licitações, explanou sobre a criação do Setor de Licitações “Aprimoramos rotinas de contratos que resultaram em economia para o Legislativo”, afirmou o servidor. André Flores, administrativo, abordou a seleção on-line de estagiários da CMPA. “O processo é uma novidade, gerou economia e ampliou a oferta de recursos humanos para o legislativo”, afirmou Flores. Allan Garcia, da seção de consultoria legislativa, abordou as novidades da equipe da CSST da CMPA. E Silvio Zago, diretor geral, finalizou a mesa apresentando os projetos de transparência, inovação e segurança, em andamento na Casa “Se o servidor for fortalecido, a administração pública se fortalece”, finalizou.

A Semana do Servidor prossegue até sexta-feira e possui entrada gratuita.

Texto

Henrique Engel (estagiário de jornalismo)