FRENTUR

II Caminho de Porto Alegre: intercâmbio turístico, cultural e religioso

O II Caminho de Porto Alegre promoveu um autêntico intercâmbio turístico, cultural e religioso ao reunir peregrinos de 35 municípios para caminhar pelas ruas da Capital gaúcha no dia 22 de abril. Mais de 500 pessoas atravessaram a Cidade, do Centro à Zona sul, contemplando pontos turísticos, históricos e religiosos. O evento, inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, também contou com a presença de peregrinos de Portugal e do México.

A caminhada saiu da Catedral Metropolitana em direção ao Santuário de Santa Rita de Cássia, no bairro Guarujá, passando pela Casa de Cultura Mário Quintana, Igreja das Dores, Orla do Gasômetro, Museu Iberê Camargo, Santuário de Schoenstatt e Praia de Ipanema.  As igrejas perpassadas pelos 21 km do percurso são chanceladas pela Catedral de Santiago a carimbar as credenciais dos peregrinos. Desta forma, muitos caminhantes, além de utilizarem a credencial do II Caminho de Porto Alegre, aproveitaram para aumentar o número de carimbos na de Compostela.

“Nossa Cidade têm lugares lindos e pouco aproveitados. As pessoas querem conhecer a Capital e nós precisamos oferecer passeios e programas para que elas venham. Tivemos peregrinos de 35 municípios diferentes e que gostaram da Porto Alegre que viram. Foi lindo ver todas aquelas pessoas caminhando e dando mais vida à Cidade”, destacou. Nedel caminhou alguns quilômetros acompanhado pelo vice-Prefeito, Gustavo Paim. Sebastião Melo e o ex-secretário de Planejamento e Gestão, José Alfredo Parode, completaram todo o trajeto.

O II Caminho de Porto Alegre é organizado pela Acasargs com o apoio da Frentur e da Diretoria de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Shopping Total, Hart’s Natural, Click Impresso, Center Shop e Vida Leve patrocinaram o evento. A ONG Anjos do Asfalto fez o acompanhamento médico do trajeto, atendendo os peregrinos.