Plenário

Imigração Japonesa recebe destaque no Legislativo da Capital

Dia Municipal da Imigração foi celebrado nesta quinta-feira durante a sessão ordinária

  • Homenagem ao Dia Municipal da Imigração Japonesa.Com a participação do Cosul do Japão em Porto Alegre o Sr. Takashi Kondo e do Presidente da Associação Sr.Milton Hiwatashi.
    Kondo, Mônica Leal e Hiwatashi durante a homenagem na Câmara Municipal (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Homenagem ao Dia Municipal da Imigração Japonesa.Com a participação do Cosul do Japão em Porto Alegre o Sr. Takashi Kondo e do Presidente da Associação Sr.Milton Hiwatashi.
    Vereador Valter Nagelstein, na tribuna, lembrou contribuições da cultura japonesa para o Rio Grande do Sul (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O Dia Municipal da Imigração Japonesa, celebrado em Porto Alegre anualmente em 18 de agosto, foi lembrado na tarde desta quinta-feira (22/8) na Câmara Municipal. Com a presença de representantes da comunidade nikkei* do Rio Grande do Sul, liderados pelo cônsul do Japão na Capital, Takashi Kondo, e pelo presidente da Associação Festival do Japão, Milton Hiwatashi, vereadores destacaram no período de comunicações da sessão ordinária a importância da presença e da cultura japonesa para o desenvolvimento não apenas da cidade, mas também do Estado.

Proponente da homenagem, o vereador Valter Nagelstein (MDB) ao falar sobre a data destacou o fato de Porto Alegre ser cidade-irmã de Kanazawa, capital do distrito de Ishikawa do Japão. Neste ano de 2019 estão sendo comemorados 52 anos de irmandade, disse o vereador, citando ainda que, em uma praça daquela cidade, existe uma réplica do Laçador, símbolo de Porto Alegre. “No ano retrasado, a prefeitura de Kanazawa doou a Porto Alegre uma lanterna de pedra que está instalada no Parcão”, lembrou igualmente Nagelstein.

O vereador também mencionou o fato de que atualmente cerca de 600 famílias de origem japonesa vivem na Capital. “Temos mais alvarás de restaurantes de comida japonesa do que churrascarias, e mais atividades esportivas vinculadas à cultura japonesa do que escolas de futebol”, destacou. “A vida e a cultura japonesas estão entranhadas na história do Rio Grande do Sul”, falou igualmente Nagelstein, e completou: “É preciso celebrar”.

Respeito

Em seus agradecimentos pela homenagem, Milton Hiwatashi disse ser uma satisfação e honra a comunidade japonesa ser lembrada pela Câmara Municipal. “O carinho que temos por este município que nos acolheu com respeito e dignidade é muito grande”, salientou. Já o cônsul Kondo estendeu seu agradecimento a todos os gaúchos, rememorando o espírito empreendedor dos imigrantes e o apoio recebido das autoridades locais: “Somos recebidos aqui nesta Casa da mesma forma calorosa e fraternal com que os gaúchos receberam os japoneses que aqui chegaram. Todos (os imigrantes) progrediram e contribuíram para o engrandecimento de seu novo lar”.

Conselho

O vereador Adeli Sell (PT), em saudação ao Dia da Imigração Japonesa, sugeriu a criação em Porto Alegre de um conselho municipal de relações internacionais. “É importante Kanazawa ser cidade-irmã”, disse ele. “Temos agora de pensar na importância do congraçamento entre os povos. O Japão, naquele pequeno espaço, consegue ser uma nação tão vitoriosa”, salientou em referência ao país asiático. “Precisamos ter esse relacionamento e congraçamento entre os povos. O mundo somente sobreviverá se todos estivermos irmanados na defesa do globo.”

Também saudaram a comemoração os vereadores Cassiá Carpes (PP) e Idenir Cecchim (MDB). Os trabalhos foram presididos pela vereadora Mônica Leal (PP).


*Nikkei é uma denominação em língua japonesa para os descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou para japoneses que vivem regularmente no exterior.

Texto

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:cidade-irmãKanazawaimigração japonesa