Plenário

Incentivo a cultura das ciclofaixas: indicativo de Lei

De autoria do vereador Mendes Ribeiro a iniciativa prevê o uso das redes sociais e de campanhas específicas para a conscientização no uso das ciclofaixas

A expansão das ciclofaixas é uma demanda clamada pela população, bem como obrigatória para o atendimento do Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) de Porto Alegre, atualizado em 2015, e que determina a implantação de 403,16 quilômetros de ciclovia.

O avanço na mobilidade urbana e o atendimento do Executivo à necessidade e percepção do uso da bicicleta como meio de transporte, levantou a preocupação do vereador Mendes Ribeiro com relação a boa utilização destes espaços, por se tratarem culturalmente de algo novo.

“O uso da bicicleta não se dá apenas aos finais de semana ou para a prática de exercícios e lazer. Profissionais, estudantes, cidadãos as utilizam. É um meio de transporte. E como tal é nossa responsabilidade instruir e instigar o bom uso e garantir a segurança nos espaços que transitam”, explicou o vereador.

O indicativo de Lei aprovado pela Câmara, dia 24, de autoria do vereador Mendes Ribeiro prevê o uso das redes sociais e de campanhas específicas para a conscientização no uso das ciclofaixas.

O vereador ressalta que encontramos diariamente pedestres utilizando-as, atletas exercitando-se, mães com seus filhos transitando e que o cidadão muitas vezes não percebe o risco a si e ao outro que isso significa.

“O objetivo é criar a cultura que aquele espaço é para trânsito livre de bicicletas, O resultado será acidentes evitados. Além disso esse tipo de campanha não irá onerar o Executivo. Vamos nos utilizar das redes sociais. Somente EPTC tem mais de 270 mil seguidores. A Prefeitura 187 mil. E, certamente os apoiadores deste como meio de transporte auxiliarão a disseminar a mensagem”, encerrou vereador.