Plenário

Instituição de assistência às mulheres pode ganhar Diploma

Movimentação de plenário. Na foto, vereador Nelcir Tessaro.
Vereador Nelcir Tessaro (DEM) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de resolução de autoria do vereador Nelcir Tessaro (DEM) que concede o Diploma Honra ao Mérito à Associação de Moradores Diva’s - Divisão de Valorização e Assistência Social Solidária.

Trabalhando de forma gratuita desde o ano de 2017, a Associação de Moradores Divas’s atua no Bairro Rubem Berta, com atividades direcionadas ao público feminino. Por meio de parceiros, oferece cursos, palestras e oficinas para a comunidade, além de fazer atendimento jurídico e trabalhar com grupos de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade social e que sofreram violência doméstica, fortalecendo a autoestima da mulher.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Bairro Rubem Berta, uma das regiões com o menor índice de desenvolvimento humano da capital gaúcha, possui cerca de 87 mil moradores. Destes, mais de 46 mil são mulheres. Até abril de 2019, mais de 1,2 mil mulheres já receberam, através do projeto, certificados em cursos de atendente de creche, auxiliar de escritório, educador social, Reiki I, cuidador de idosos, marketing e vendas, acesso à internet, maquiagem, manicure e pedicure, bem como atendimento jurídico.

O trabalho é desenvolvido por uma equipe de voluntários especializados, e os custos da sede são cobertos por meio de doações. "São com elas que a Associação consegue manter o aluguel do espaço em dia, local onde são realizadas as atividades e os projetos da instituição para atender a comunidade."

 

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)